Nota de repúdio ao Pastor André Valadão

Nós, como representantes do Sinditest-PR, vimos por meio desta nota manifestar nosso veemente repúdio às declarações recentes proferidas pelo Pastor André Valadão durante um culto nos Estados Unidos.

É com extrema consternação que tomamos conhecimento das afirmações proferidas pelo referido pastor, nas quais expressou o desejo de que “Deus matasse” a população LGBTQIA+ e encorajou seus fiéis a “irem para cima” dessa comunidade. Tais declarações são altamente prejudiciais, irresponsáveis e propagam o ódio e a discriminação contra um grupo de pessoas que já enfrenta uma série de desafios e lutas diárias por sua dignidade e igualdade.

O Brasil é um país diverso, plural e democrático, que reconhece e valoriza a diversidade de orientações sexuais e identidades de gênero. A Constituição Federal de 1988 assegura o direito à igualdade e à não discriminação, equiparando a LGBTIfobia ao crime de racismo. Nesse contexto, é inadmissível que uma figura pública e líder religioso como o Pastor André Valadão faça apologia à violência e incite o ódio contra uma parcela da sociedade que merece respeito, acolhimento e inclusão.

O Sinditest-PR, como entidade sindical, tem como princípio a defesa dos direitos humanos, a promoção da igualdade e o combate a todas as formas de opressão. Repudiamos veementemente as palavras proferidas pelo Pastor André Valadão, que vão de encontro a esses princípios e contribuem para a perpetuação de estereótipos negativos, para o sofrimento e morte de pessoas LGBTQIA+.

Reafirmamos nosso compromisso com a defesa dos direitos humanos, o respeito à diversidade e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Repudiamos qualquer forma de preconceito e discriminação, seja ela embasada em orientação sexual, identidade de gênero, etnia, religião ou qualquer outro critério.

Neste momento, fazemos um apelo à sociedade brasileira para que se una na luta contra a LGBTIfobia e em defesa dos direitos humanos. É fundamental que todos os setores da sociedade se mobilizem para combater o discurso de ódio e promover a igualdade de direitos para todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero.

Acreditamos na importância da educação, do diálogo e do respeito mútuo como ferramentas para a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa. É nosso dever coletivo combater o preconceito e a discriminação, promovendo o amor, a empatia e o respeito pela diversidade humana.

Ressaltamos que tais posicionamentos não estão legitimamente embasados nos valores cristãos que são de amor ao próximo e sim no fundamentalismo religioso que matou, e tem matado em nome do ódio. Esperamos por fim que esses episódios lamentáveis sirvam como um chamado para uma reflexão coletiva e uma ação efetiva na busca por uma sociedade mais igualitária e livre de discriminação. Reafirmamos assim nosso apoio a todas as medidas judiciais já encaminhadas contra este ato vergonhoso e repugnante.

Atenciosamente,
Diego Medeiros e Melissa Vicentini
Coordenação de combate às opressões
Sinditest-PR