Obras da Unila serão retomadas após quase uma década

Boa notícia! O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou na última terça-feira (04) a retomada das obras da Unila, paralisadas desde 2014. Para viabilizar a conclusão da sede, um termo de cooperação técnica, que prevê mais de R$600 milhões em investimentos, foi assinado durante um evento em Itaipu. O acordo, estabelecido entre a Universidade, a Hidrelétrica e o Ministério da Educação, possui validade de cinco anos.

Fernanda Pereira, coordenadora do Sinditest-PR.

Para Fernanda Pereira, coordenadora do Sinditest-PR, a falta de instalações apropriadas, salas de aula adequadas, laboratórios, biblioteca, moradias, espaços de convivência e, principalmente, um restaurante universitário que atenda as demandas da comunidade da UNILA, contribuíram para agravar o grande problema de evasão que a Universidade enfrenta.

“A UNILA, apesar de ser uma universidade nova, já tem 13 anos e, no entanto, ainda não temos uma sede própria. São muitos os problemas que têm impedido a UNILA de se expandir, e se consolidar como um verdadeiro espaço para a Integração Latino Americana e Caribeña aqui em nossa fronteira. Os últimos seis anos, desde o golpe contra a presidenta Dilma, foram marcados pela paralisação total da construção do campus da UNILA, e cortes/contingenciamentos consecutivos de verbas para a universidade”, declara.

De acordo com o Ministro Camilo Santana, que também participou da cerimônia, o empreendimento deverá ser entregue durante o atual governo – até o momento, apenas 41% da primeira etapa do edifício foram concluídos. Assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o projeto do prédio principal, de 18 andares, contempla bloco de salas de aula, restaurante universitário, teatro, biblioteca e laboratórios, com o objetivo de ampliar o número de vagas da Universidade.

A visita de Lula a Foz do Iguaçu ocorreu logo após sua posse como presidente do Mercosul em Porto Iguaçu, cidade argentina, localizada na divisa com Foz do Iguaçu.

Nova Reitora

Além do anúncio da retomada das obras, a cerimônia também marcou a posse da nova reitora da Unila, a doutora Diana Araújo Pereira, que é professora da instituição desde 2010.

“Como representantes sindicais, estar lá, acompanhando esse momento de reconstrução do nosso país, da UNILA e também do nosso sindicato foi muito significativo e também muito inspirador”, comenta Fernanda.

Diana é a primeira reitora mulher da Universidade e a cerimônia de posse contou com a presença do presidente Lula, acompanhado de sua comitiva, e do Ministro da Educação Camilo Santana.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR