Dossiê Covid no Trabalho: projeto apoiado pelo Sinditest-PR será lançado no próximo semestre

0

O Dossiê Covid no Trabalho, projeto ao qual o Sinditest-PR faz parte, está na fase de realização de entrevistas qualitativas e análises de resultados. O lançamento do relatório final está previsto para o início do próximo semestre.

A iniciativa discute a relação da doença ao trabalho, em vista do risco e da maior suscetibilidade ao contágio no ambiente laboral para trabalhadores dos serviços considerados essenciais, que, por essa razão, mantiveram suas jornadas presenciais, enquanto demais segmentos paralisaram as atividades ou foram adaptadas por meio do home office. 

As técnicas e os técnicos administrativos em educação da base do Sindicato lotados no Complexo do Hospital de Clínicas (CHC) estiveram na linha de frente da pandemia. Apesar dos riscos, todos se dedicaram ininterruptamente pela saúde e combate à Covid. No entanto, alguns TAEs não sobreviveram. Outros, até hoje sofrem com as sequelas do vírus.

Por esse motivo, o Sinditest-PR considera necessário apoiar iniciativas que ofereçam apontamentos relevantes para compreender a situação e estabelecer melhores condições para os demais. O levantamento dos dados do Dossiê Covid é de extrema importância, pois a pesquisa trará contribuições significativas para os trabalhadores e trabalhadoras.

Desenvolvido pelo Instituto Walter Leser, o projeto conta hoje com uma equipe de 28 pesquisadores em diferentes áreas de conhecimento, entre eles assistentes sociais, médicos, psicólogos, químicos, filósofos e cientistas sociais. Além do Sindicato, 42 entidades contribuíram com o levantamento por meio da distribuição dos questionários em diferentes categorias.

“Os questionários incluem itens sobre condições do trabalho presencial, meios de transporte para ida e volta do trabalho, procedimentos seguidos pelas empresas nos casos de  adoecimento de trabalhadores”, destaca o resultado parcial do Dossiê Covid.

O Dossiê está sendo desenvolvido com o propósito de suprir a falta de informação sobre o modo que o trabalho nos serviços essenciais aconteceu durante os momentos mais alarmantes da pandemia, e a forma que os trabalhadores foram afetados. Além disso, o projeto busca conhecer os distintos espaços de trabalho do setor informal e formal.

Confira abaixo o resultado parcial do relatório:

Boletim n°1 – Dossiê Covid no Trabalho

Compartilhar.

Autor

Comments are closed.

X