Dia Internacional de Combate à LGBTfobia – 17 de maio

No dia 17 de maio, celebramos o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, uma data que marca a luta pela igualdade e respeito às pessoas LGBTQIA+. Essa data é fundamental para refletirmos sobre os avanços e desafios enfrentados por essa comunidade e reforçarmos nosso compromisso com a erradicação de todas as formas de discriminação.

Infelizmente, o Brasil ainda apresenta números alarmantes de violência contra pessoas LGBTQIA+. Segundo dados do Grupo Gay da Bahia (GGB), o Brasil é um dos países com o maior índice de crimes motivados por LGBTfobia. Em 2022, foram registradas mais de 300 mortes de pessoas LGBTQIA+, uma média de quase uma pessoa por dia. Além disso, a população trans continua a ser a mais vulnerável, com uma expectativa de vida de apenas 35 anos, conforme levantamento da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA).

A Fasubra Sindical tem se mostrado ativa na luta contra a LGBTfobia, promovendo e participando de diversas ações de enfrentamento. Recentemente, membros da Fasubra participaram de manifestações no Comando Nacional e no Palácio do Planalto, demonstrando seu compromisso com a causa e exigindo políticas públicas que garantam a segurança e os direitos da comunidade LGBTQIA+.

A pauta LGBTQIA+ deve ser debatida em todos os sindicatos de base, pois é um tema crucial que diz respeito à vida e dignidade das pessoas LGBTQIA+. No Sinditeste PR, acreditamos na importância de incluir essa discussão em nossas agendas e de trabalhar ativamente para combater a LGBTfobia. Comprometemo-nos a enfrentar essa luta junto com a sociedade, promovendo a conscientização e a implementação de políticas que garantam um ambiente de trabalho e uma sociedade mais justos e igualitários para todos.

Essas ações são essenciais para promover mudanças efetivas na sociedade e nas políticas governamentais. No Sinditeste PR, reforçamos nosso apoio a todas as iniciativas que visam combater a LGBTfobia e garantir um ambiente de trabalho e uma sociedade mais justos e igualitários para todos.

Juntos, podemos construir um futuro onde a diversidade seja celebrada e todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero, sejam respeitadas e valorizadas. Que o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia sirva como um lembrete constante de que a luta por direitos humanos é contínua e necessita do empenho de todos.

Sinditeste PR: Por um futuro livre de LGBTfobia.

por: Diego Daniel Medeiros da Silva– Coordenador de Combate às Opressões