COUN: discussão sobre as 30 horas é adiada mais uma vez

Ficou para dezembro a discussão no COUN sobre o pedido de reconsideração referente à jornada flexibilizada dos servidores técnico-administrativos da UFPR posteriores à sessão do Conselho Universitário do dia 17 de outubro, que definiu pela revogação da resolução 12/2017, que regulamentava as 30 horas na Universidade.

A bancada dos técnicos, bem como a direção sindical e os trabalhadores e trabalhadoras da base, foram pegos de surpresa com a notícia, comunicada de última hora, às vésperas do Conselho. Uma mobilização pela revogação da decisão estava marcada para esta manhã no hall da Reitoria.

De acordo com o Reitor Ricardo Marcelo, que é também presidente do COUN, o relator designado para este processo, membro da comunidade externa, Guilherme Lucchesi, não pode comparecer à sessão devido a compromissos com a eleição da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, que acontece hoje. “Como o tema da jornada flexibilizada é um tema que é tão central, tão importante para nós e ao mesmo tempo, indiscutivelmente, é permeado por muitas pressões internas, me pareceu pertinente que o relator fosse da comunidade externa”, justificou a presidência.

Pauta cara aos servidores e servidoras da UFPR, a jornada flexibilizada na Universidade volta a ser discutida no dia 20 de dezembro, na última sessão do Conselho deste ano. A bancada dos técnicos argumenta que o assunto tem sido deixado de “escanteio” e não está sendo priorizado pela gestão, que havia se comprometido a realizar reuniões nos setores para promover a discussão da flexibilização e também audiência pública envolvendo toda a comunidade universitária. Até lá, conselheiros técnicos e direção sindical articulam medidas de mobilização em defesa da jornada flexibilizada, no sentido de manter a qualidade no atendimento ao público beneficiado.

Estudantes

Durante a sessão, estudantes membros de coletivos e de alguns centros acadêmicos se manifestaram contra a revogação da resolução 12/2017, em solidariedade aos técnicos e contra o aumento da taxa do vestibular. A iniciativa demonstra que a categoria está atenta e solidária aos servidores, preocupada com a qualidade do atendimento por 12 horas ininterruptas nos serviços prestados na UFPR e aos temas sociais que perpassam a vida da universidade.