Categoria, incluindo aposentados, tem até o dia 31 de julho para atualização cadastral obrigatória

Termina no dia 31 de julho o prazo para atualização cadastral obrigatória das servidoras e dos servidores públicos federais, incluindo a categoria das técnicas e dos técnicos administrativos em educação (TAEs), aposentados ou não, que compõem a base do Sinditest-PR. A iniciativa, realizada anualmente pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), busca fornecer subsídios ao governo para a construção e implementação de políticas públicas de gestão de pessoas direcionadas aos trabalhadores e trabalhadoras do funcionalismo.

Elis Regina Ribas, coordenadora de Comunicação

“TAEs da UFPR, UTFPR, Unila e Complexo Hospital de Clínicas, sem exceção, bem como aposentados e aposentadas, devem realizar o procedimento exclusivamente através do aplicativo SOUGOV.BR ou da sua versão web. No Portal do Servidor há vários tutoriais e para facilitar a vida dos técnicos vamos disponibilizar os links abaixo”, explica Elis Regina Ribas, coordenadora do Sinditest-PR.

Aposentados e Aposentadas

O Sindicato reforça que a atualização cadastral e a prova de vida são procedimentos distintos – ambos são obrigatórios para os aposentados e aposentadas. “A realização da prova de vida não exclui a necessidade de atualização dos dados no portal SouGov. Sem ela, o usuário deixa de ter acesso à plataforma – hoje é por meio do aplicativo que são realizadas as principais comunicações do governo”, afirma a coordenadora Elis Regina Ribas.

Na UFPR a Seção Central de Atendimento ao Servidor, oferece atendimento aos servidores aposentados e pensionistas sobre dúvidas em relação ao SouGov.br. Não é necessário agendar a assistência, que funciona ininterruptamente das 07h às 19h, de segunda a sexta-feira. Na UTFPR e na Unila, a categoria deve procurar suas centrais de atendimento e Pró-Reitorias de Gestão de Pessoas.

Confira abaixo os tutoriais para validação cadastral:

Validação Cadastral – Servidor Aposentado – Link geral do Portal do Servidor (vários tópicos): https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/sou-gov.br/validacao-cadastral-aposentado/validacao-cadastral-aposentado-1

Aposentado – como validar seus dados cadastrais? – Link com tutorial: https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/sou-gov.br/validacao-cadastral-aposentado/validacao-cadastral-aposentado

Outras informações importantes sobre Validação Cadastral para aposentados – Link: https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/sou-gov.br/validacao-cadastral-aposentado/perguntas-frequentes-sobre-a-b

Validação Cadastral – Servidor Ativo – Link geral do Portal do Servidor (vários tópicos): https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/sou-gov.br/atualizacao-cadastral