Ato do Dia Internacional da Mulher será realizado em Curitiba

0

Nesta quinta-feira, a marcha do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, terá início às 18h, na  Praça da Mulher Nua (Dezenove de dezembro), em Curitiba. As trabalhadoras da base do Sinditest participarão da manifestação, e o Sindicato estará representado no 5º ato, “Mais direitos, nenhum retrocesso”. Todas e todos estão convidados(as) para se unirem à marcha. O ponto de encontro da base do Sinditest é a estátua da Mulher Nua.

Saiba mais

Todos os anos, no dia 8 de março, mulheres de todo o Brasil se unem para a marcha do Dia Internacional da Mulher. Neste ano, a marcha do 8M tem como tema “Mais direitos, nenhum retrocesso. Resistência e luta feminista”. O intuito é chamar a atenção da sociedade através das pautas, como a luta por aquilo que é direito da mulher, além da luta contra o machismo, desigualdade de gênero e violência.

A concentração para a marcha começará às 16h30, na Praça da Mulher Nua (conhecida em Curitiba como Praça 19 de Dezembro). Neste momento as mulheres farão oficinas de cartazes para a marcha. O primeiro ato “Poder das/para as Mulheres”, começa às 18h, ainda na Praça 19 de Dezembro.

Às 18h15, mulheres caminharão até a Catedral, localizada na Praça Tiradentes. O segundo ato, intitulado “Soberania de nossos corpos e de nossas vidas, do Estado e da Natureza”, começará às 18h30. O terceiro ato “Somos muitas, somos diversas, somos plurais” começará às 18h45, também na Praça Tiradentes.

O 4.º ato “Nem uma a menos. Vivas nos queremos” começará às 19h15, na Rua Monsenhor Celso, esquina com o Calçadão da Rua XV. A Boca Maldita será o cenário do último ato “Mais direitos, nenhum retrocesso” e do encerramento, com o grupo musical Horrorosas Desprezíveis.

Organização

Desde janeiro de 2018, mulheres de Curitiba e Região Metropolitana se organizam semanalmente para organizar a Marcha 8M. São aproximadamente 25 entidades envolvidas na organização, o que corresponde a, em média, 70 mulheres.

Marcha das Mulheres 2017

No ano passado, a Marcha das Mulheres reuniu cerca de 5 mil manifestantes que, entre outras reivindicações, também lutaram conta a reforma da previdência. A meta para a marcha de 2018 é ultrapassar o número de participantes.

Confira a programação do 8M:

16h30

Concentração na Praça da Mulher Nua

18h

1.º Ato: Poder das/para as Mulheres

Local: Praça da Mulher Nua

18h15

Saída para a marcha

18h30

2.º Ato: Soberania de nossos corpos e de nossas vidas, do Estado e da Natureza

Local: Catedral – Praça Tiradentes

18h45

3.º Ato: Somos muitas, somos diversas, somos plurais!

Local: Praça Tiradentes

19h15

4.º Ato: Nem uma a menos. Vivas nos queremos.

Local: Rua Monsenhor Celso, esquina com o calçadão da Rua XV.

19h40

5.º Ato: Mais Direitos, nenhum retrocesso.

Local: Boca Maldita

20h

Show com o grupo Horrorosas Desprezíveis

Local: Boca Maldita

Compartilhar.

Autor

Comments are closed.

X