Assembleia geral organiza greve do dia 30 de junho

A base do Sinditest, em assembleia geral realizada ontem (28), aprovou a programação para a greve desta sexta-feira, 30 de junho.

A primeira atividade será um panfletaço na Praça Rui Barbosa, a partir das 10h30. Em seguida, a partir do meio-dia, terá início o ato unificado das centrais sindicais, na Boca Maldita, em Curitiba.

30 horas na UFPR

A coordenadora de Comunicação e Imprensa do Sinditest Carla Cobalchini deu informes sobre a nova resolução das 30 horas, aprovada na última sessão do Conselho Universitário (COUN), realizada no dia 22 de junho.

“Na nossa avaliação, esta resolução é melhor que a anterior. Ela detalha as condições para realização das 30 horas, define o que é usuário, o que é atendimento ao público, reconhece que nossa função não é apenas de balcão, que existem os meios eletrônicos. A nova resolução dá mais respaldo político e jurídico para as 30 horas”, disse Carla.

Outra vitória é que agora existe um fluxo estabelecido, com prazos definidos, para avaliação dos processos. Ninguém que já faz 30 horas perdeu o direito e quem ainda não faz terá o processo avaliado dentro de prazos estabelecidos. Além disso, a categoria dos(as) técnicos(as) tem maioria nas comissão locais de flexibilização da jornada. Elas serão formadas por dois(uas) técnicos(as), um(a) estudante e um(a) docente.

Ponto da Greve

A assembleia também discutiu a negociação do ponto da greve de 2016 na UTFPR. Após um longo e desgastante processo de tratativas com o reitor Luiz Alberto Pilatti, a administração informou que não iria ceder mais, insistindo na reposição de 16 horas no local de trabalho e o restante em capacitações.

A comissão de negociação redigiu uma nova redação para a proposta da Reitoria, que foi entregue há 12 dias, e até agora, não houve resposta. A base aprovou que o sindicato vai solicitar novamente a resposta da Administração e também deliberou que o acordo deve ser celebrado.

Transmissão de assembleias

Os(as) trabalhadores(as) deliberaram que as assembleias gerais mais importantes serão transmitidas para os campi das universidades no interior.

Veja o panfleto que será distribuído para a população no ato unificado da greve do dia 30 de junho:

Luisa Nucada,
Assessoria de Comunicação e Imprensa do Sinditest-PR.