Assembleia em Jandaia do Sul elege delegados e debate demandas locais

Com o objetivo de articular a resistência frente às investidas de desmonte da educação superior por parte do Governo Federal, a assembleia local do Sinditest-PR junto aos TAEs da UFPR de Jandaia do Sul debateu temas importantes para a categoria.

A diretoria do Sinditest-PR analisou o decreto 991/2018 que traz uma série de restrições para licenças e afastamentos para capacitação, incluindo a participação em programa de pós-graduação stricto sensu dos servidores.

Os participantes também debateram o projeto Future-se do Ministério da Educação (MEC), que representa uma ameaça à autonomia e ao financiamento público das universidades, além de colocar em risco o Plano de Carreiras dos TAEs, bem como os recentes cortes orçamentários, responsáveis pela grave crise que afeta as IFES.

Como parte do compromisso da diretoria do Sinditest-PR em construir coletivamente as lutas com a base, a assembleia elegeu, de forma democrática, as delegadas de base Francielle Cristina Lopes e Yhann Hafael Trad Perandre, a fim de fortalecer a representação sindical no local, bem como a organização das demandas advindas dos técnicos do campus.

Também foram levantados assuntos específicos da categoria junto ao campus, como o acesso ao plano de saúde e o auxílio-transporte. Foi pautada a viabilidade de um plano de saúde local junto ao sindicato, bem como buscar a garantia do fornecimento de auxílio transporte para os servidores que não possuem este benefício.

O sindicato trabalhará para entrar com esse pedido formalmente junto à administração e, assim, requerer tais benefícios para os servidores.

Fonte: Sinditest-PR