Aposentados ativos na luta sindical: o encontro do GT de aposentados do Sinditest-PR

A atividade sindical continua mesmo após concluído o tempo de serviço público. É o que o GT dos aposentados do Sinditest-PR realiza mês após mês com os seus encontros. Para debater pautas referentes à categoria e assuntos importantes para o segmento, a atividade deste mês, realizada na quarta (4), apresentou a retomada de um tema muito importante para o segmento: a saúde e o câncer.

Com a palestra médico Fausto Rodrigues Teixeira Filho, clínico geral do Centro de Atenção à Saúde (CASA) 3, do Centro Politécnico da UFPR, foi abordada a temática da saúde em relação ao câncer: sua prevenção, fatores de riscos e impactos na maturidade.

Segundo o Fausto, a prevenção é necessária e engloba ações diárias para reduzir os riscos de ter a doença: tabagismo, alimentação não saudável, ingestão de bebidas alcoólicas, sedentarismo, infecções, dentre outros, são fatores que aumentam a probabilidade de desenvolvimento da doença.

Obter conhecimento acerca dos fatores que podem aumentar as chances do seu aparecimento, para assim poder evitá-los, melhora a qualidade de vida e fornece informação relevante para que a categoria conheça formas de se prevenir.

Um momento de destaque da palestra foi a leitura de trechos do livro O Imperador de todos os males: uma biografia do câncer, do autor Siddhartha Mukherjee.

A conversa englobou instruções úteis sobre os diversos problemas de saúde que podem acometer a categoria.

Após a palestra, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar perguntas e obter mais esclarecimentos sobre o assunto.

Segundo a diretoria do sindicato, a gestão atual tem em seu planejamento reuniões periódicas que trazem para o debate temas como esse, oferecendo conhecimento e ajudando a implementar mudança de hábitos entre os membros da categoria.

São diversos os agentes cancerígenos em ambientes de trabalho e, por isso, é compromisso da diretoria do Sinditest-PR proporcionar reuniões como essa.

Fonte: Sinditest-PR