Assembleia decide judicializar cancelamento do plano de saúde pela Unimed

Em assembleia geral realizada na última quarta-feira (02), técnicas e técnicos administrativos em educação (TAEs) da base do Sinditest-PR discutiram o cancelamento unilateral pela Unimed do plano de saúde oferecido pela entidade aos seus filiados e filiadas.

lvandenir Pereira, coordenador do Sinditest-PR

“A empresa Campeã, antigo Grupo Vital, que administra o convênio, enviou um comunicado por carta informando que o contrato firmado junto ao Sindicato será rescindido no dia 1º de outubro, sendo 30 de setembro o último dia de vigência do plano”, explicou o coordenador lvandenir Pereira.

Durante a reunião, que contou com a participação de centenas de filiadas e filiados, beneficiários do convênio oferecido à categoria demonstraram preocupação com o encerramento abrupto do contrato – aproximadamente duas mil vidas ficarão desassistidas com o fim do serviço, a grande maioria, idosos.

“Eu não tenho condições financeiras de bancar um tratamento desse porte, os medicamentos são caríssimos, eu faço quimioterapia mensal e creio que assim como eu existem muitos colegas nesta mesma situação”, afirmou uma filiada que está em tratamento oncológico.

Para o coordenador Máximo Dias Colares, o ultimato apresentado pela Unimed demonstra a falta de consideração da empresa com seus usuários e usuárias, além da precarização e mercantilização da saúde.

Máximo Colares, coordenador do Sinditest-PR

“Dentro das Comissões, temos procurado, nos últimos anos, outros planos de saúde para a nossa categoria. Infelizmente, não encontramos nenhuma opção que contemple as atuais necessidades dos nossos filiados e fililiadas”, ressaltou.

De acordo com a operadora Campeã, beneficiárias e beneficiários interessados na contratação do plano individual poderão migrar para a modalidade com o aproveitamento de carências já cumpridas, desde que a opção ocorra em no máximo trinta dias da data do cancelamento, ou seja, até o dia 31 de outubro.

Diante desta situação preocupante, a categoria, orientada pela assessoria jurídica do Sindicato, que também participou das discussões, aprovou o ingresso de uma ação judicial coletiva de reparação de danos contra a Unimed, visto que o contrato foi rompido unilateralmente, sem qualquer negociação prévia com o Sindicato. A entidade também entrará com ações individuais para pacientes internados ou em tratamento contínuo. Além disso, também foi aprovada a realização de uma coletiva de imprensa para divulgar o caso na mídia.

Antonio Neris, coordenador-geral.

“Vamos buscar os meios cabíveis para garantir os direitos da categoria. A Unimed sequer aceitou sentar conosco mesmo após tantos anos de parceria. Não houve diálogo, apesar das nossas tentativas. Estamos buscando junto às Universidades, parceiros e demais planos de saúde uma alternativa para que este grave problema seja, ao menos, minimizado”, finalizou o coordenador-geral Antonio Neris

Uma nova assembleia para atualização dos encaminhamentos será convocada para a primeira semana de setembro. A direção sindical acompanha de perto os desdobramentos do fim do contrato.

Confira no vídeo os encaminhamentos da Assembleia!