Nota de Solidariedade à Greve dos Professores e Professoras em Curitiba

É com grande preocupação que observamos a situação enfrentada pelos professores e professoras da rede municipal de educação de Curitiba, que há anos têm suas carreiras congeladas, impedindo seu progresso profissional mesmo diante de titulações acadêmicas alcançadas.

Entendemos que esse cenário de estagnação e desvalorização tem consequências graves para a vida das trabalhadoras e dos trabalhadores da educação, afetando sua motivação e comprometendo a qualidade do ensino que é oferecido à sociedade, pois tornará a carreira do magistério cada vez menos atrativa, resultando na perda de profissionais qualificados e colocando em risco o futuro da educação em nossa cidade.

A proposta do novo plano de carreira enviada pela Prefeitura à Câmara dos Vereadores não condiz com as necessidades e expectativas da categoria. A exclusão de mais de 80% das professoras em cada procedimento de crescimento horizontal e vertical e os critérios impostos para avanço na carreira são inaceitáveis e criam um ambiente de competição interna em detrimento da valorização coletiva.

Neste sentido, apoiamos firmemente a decisão da categoria em deflagrar a greve a partir de 8 de agosto, como forma legítima de reivindicar seus direitos e chamar a atenção das autoridades para a importância de uma carreira digna e atrativa no magistério, e nos colocamos à disposição para ajudar no que for possível.

Acreditamos que, com o apoio e a solidariedade de todos, será possível sensibilizar o Executivo e o Legislativo municipal para a urgência de mudanças em favor dos profissionais da educação e, consequentemente, de toda a sociedade.

Estamos ao lado dos professores e das professoras. Que esta greve seja um momento de fortalecimento da classe trabalhadora e de conquista de seus direitos tão merecidos.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR