Após pressão, Reitoria e Direção do CHC atendem reivindicação sobre ponto facultativo para TAEs RJU

Vitória da categoria! Em boletim de serviço divulgado ontem (16), a Superintendência do Complexo Hospital de Clínicas estabeleceu que as técnicas e os técnicos-administrativos em educação escalados para trabalhar nos dias considerados ponto facultativo terão direito à folga compensatória, concedida até o término do mês subsequente.

A decisão, que beneficiará centenas de trabalhadores e trabalhadoras RJU, é fruto da pressão e mobilização exercida pelo Sinditest-PR, que cobrou, no dia 08 de fevereiro, via ofício, uma posição oficial da Reitoria sobre esta questão (acesse aqui o ofício do Sindicato) .

“Antigamente quem fazia plantão no ponto facultativo podia negociar com a chefia e com a gestão de pessoas do hospital para poder folgar num outro dia programado, mais adiante. No entanto, de acordo com relatos dos TAEs, o acordo não estava sendo respeitado, já que esta não era uma política formalizada pela gestão do CHC”, explica o coordenador Marcello Locatelli.

Ele completa: “Fizemos a reivindicação e pautamos junto ao hospital e à Reitoria exigindo que o ponto facultativo dos servidores públicos fosse respeitado e que também os plantonistas voltassem a ser tratados como antes. Não aceitamos a política da EBSERH de acabar com o ponto facultativo dentro do hospital e, por isso, lutamos para que a reivindicação dos trabalhadores, que era legítima e possível, fosse atendida”, ressalta.

O boletim de serviço também determina que nos dias de ponto facultativo, caso ocorra a dispensa ao serviço, conforme escala previamente elaborada pela chefia, não haverá necessidade de compensação das horas não-trabalhadas.

“Essa é uma conquista importante, que nos mostra que a mobilização faz diferença”, finalizou Locatelli.

O documento completo está disponível aqui.