ANDES-SN e Fasubra participam do Pleno da Andifes e cobram ação de reitores

189

Ao final da tarde, o Comando Nacional de Greve do ANDES-SN protocolou pedido de audiência com o ministro Janine

Representantes do ANDES-SN e da Fasubra participaram na tarde desta quinta-feira (11) da reunião do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para expor aos reitores das Universidades Federais os motivos que levaram à deflagração da greve dos docentes federais e técnico-administrativos das universidades federais e solicitar pressão junto ao governo federal par abertura de negociação com as entidades sindicais.

Na entrada do prédio da Andifes, professores e técnicos dos comandos de greve das duas categorias recepcionaram os reitores, que chegavam para o Pleno da Andifes, com panfletos da campanha do Dia Nacional dos Apaixonados pela Educação Pública, chamando os gestores a se juntarem na luta em defesa da educação pública. Nessa sexta-feira (12), devem ocorrer manifestações nos estados para marcar a data.

Durante a apresentação das entidades sindicais na reunião, foram distribuídos também documentos aos reitores comprovando as inúmeras solicitações de abertura de negociações com o Ministério da Educação (MEC) pelas duas entidades e ainda cópia do acordo firmado entre a Secretaria de Educação Superior do MEC (SESu/MEC) e o ANDES-SN, em 2014, e negado pelos atuais representantes do MEC, na última reunião com o Sindicato Nacional, em 22 de maio, uma semana antes da deflagração da greve dos docentes.

“Com essa negativa, a nossa avaliação é que o governo rompeu o processo de negociação, embora o ministro Janine tenha dado várias entrevistas alegando o contrário e dizendo que a greve era precipitada, que há abertura de diálogo”, disse, falando pelo ANDES-SN, o presidente do Sindicato Nacional, Paulo Rizzo.

O presidente do ANDES-SN ressaltou a desestruturação da carreira docente, aprofundada pela lei 12.772/2012, e a situação precária em que se encontram as instituições federais de ensino, lembrando que a greve foi o último recurso encontrado pelas categorias para pressionar o governo a abrir negociações efetivas. Tanto ANDES-SN quanto Fasubra reforçaram a necessidade de envolvimento dos reitores na luta em defesa da educação pública, pois como gestores eles também estão sendo diretamente afetados pelos cortes impostos pelo governo no orçamento do MEC. Os representantes das entidades cobraram ainda da Andifes interlocução junto à Sesu/MEC para a retomada de diálogo com as categorias.

“Os reitores, obviamente, conhecem a situação das universidades, logo a nossa expectativa é que eles atuem junto ao Ministério da Educação para que haja abertura de negociação tanto com o ANDES-SN quanto com a Fasubra. Queremos ser aliados dos reitores na defesa das verbas para as instituições federais, porque os cortes são efetivos e estão impedindo o pleno funcionamento das instituições. Esperamos que os gestores tomem um posicionamento firme e mostrem ao governo e à opinião pública o quadro real da educação federal: que as universidades estão numa situação inadministrável”, avaliou


Pedido de audiência

Na tarde desta quinta-feira (11), o Comando Nacional de Greve dos docentes federais do ANDES-SN encaminhou carta ao ministro da Educação, Renato Janine, solicitando audiência com o MEC. No documento, os docentes, em greve desde 28 de maio, ressaltam que o movimento paredista, já deflagrado em 29 Seções Sindicais, é resultado da insatisfação da categoria com a ausência de resposta à pauta de reivindicações, particularmente em função de não terem ocorrido avanços na negociação entre o ANDES-SN e o governo desde 23 de abril de 2014, quando o MEC assinou acordo sobre pontos iniciais da reestruturação da carreira do magistério federal. Desde então, reiteradamente o Sindicato Nacional tem solicitado reuniões para avançar na negociação.

A carta registra ainda que “no último 22 de maio, em reunião entre o ANDES-SN e a Sesu/MEC, o Ministro em exercício, Luiz Claudio Costa e o Secretário de Ensino Superior, Jesualdo Pereira Farias, ficou definido que este Ministério marcaria nova audiência para responder à pauta de reivindicações da categoria. O indicativo para a reunião apontado pelo próprio secretário foi a segunda semana de junho. Entretanto, considerando que até o presente momento não recebemos qualquer comunicado sobre a audiência, vimos por intermédio desta reiterar a necessidade do MEC responder à nossa pauta e agendamento da reunião”.

Ampliação da greve

A greve dos docentes federais for deflagrada em 28 de maio, com a adesão imediata de 18 seções sindicais. Nas últimas duas semanas, o movimento foi ampliado e atualmente já abrange 29 seções sindicais do ANDES-SN. Confira aqui a lista.

A Fasubra protagoniza uma das greves mais intensas da história da entidade, com adesão, até o momento, dos técnicos de 58 universidade federais e três institutos.

Fonte: ANDES-SN

Compartilhar.

Autor

189 Comentários

  1. Pingback: generic cialis 2017

  2. Pingback: buy sildenafil

  3. Howdy! This blog post could not be written much better! Reading through this post reminds me of my previous roommate!

    He constantly kept preaching about this. I most certainly will send
    this post to him. Pretty sure he’s going to
    have a great read. Many thanks for sharing!

  4. I absolutely love your blog.. Excellent colors & theme. Did you make this
    amazing site yourself? Please reply back as I’m hoping
    to create my own personal blog and would love to know where you got this from or exactly what the theme is called.
    Many thanks!

  5. hello there and thank you for your information – I have certainly picked up anything new from right here.
    I did however expertise some technical points using this site,
    since I experienced to reload the web site lots of times previous to
    I could get it to load properly. I had been wondering if your hosting is OK?
    Not that I’m complaining, but slow loading instances times will sometimes affect your placement in google and could damage your high-quality
    score if ads and marketing with Adwords. Well I am adding this
    RSS to my e-mail and could look out for a lot more of your respective interesting content.

    Ensure that you update this again soon.

  6. I wanted to follow along and allow you to know how , a great deal I cherished discovering your blog today. We would consider it a honor to do things at my place of work and be able to use the tips discussed on your site and also be involved in visitors’ reviews like this. Should a position of guest article author become available at your end, you should let me know.

  7. I will right away take hold of your rss as I can not in finding your e-mail subscription link or newsletter service.

    Do you have any? Please allow me know so that I could subscribe.
    Thanks.

  8. I have seen loads of useful things on your site about personal computers. However, I’ve the viewpoint that notebooks are still less than powerful sufficiently to be a wise decision if you generally do tasks that require many power, just like video modifying. But for internet surfing, microsoft word processing, and most other typical computer functions they are just great, provided you never mind the screen size. Appreciate sharing your ideas.

  9. I’ve been surfing online more than three hours today, yet I never found any interesting
    article like yours. It is pretty worth enough for me. In my view, if all webmasters and
    bloggers made good content as you did, the net will be a lot more useful than ever before.

  10. I will right away snatch your rss feed as I can not to find your
    email subscription link or newsletter service.
    Do you’ve any? Please permit me recognize in order
    that I could subscribe. Thanks.

  11. It is appropriate time to make a few plans for the long run and it is time to be happy.

    I have learn this put up and if I may just I desire to counsel you some interesting issues
    or suggestions. Perhaps you can write next articles regarding this article.

    I wish to read more things about it!

  12. It’s the best time to make some plans for the future and it’s time to be happy.
    I have read this post and if I could I desire to suggest you few interesting things
    or tips. Perhaps you can write next articles referring to this article.
    I want to read even more things about it!

  13. I will right away take hold of your rss as I can’t in finding your e-mail subscription link
    or e-newsletter service. Do you’ve any? Kindly allow me
    know so that I could subscribe. Thanks.

  14. I’ll riight away sedize your rsss feed aas I can’t fiind yoiur email subcription hperlink oor newsletterr service.

    Do you’ve any? Kindcly allopw mme understand in order that I mayy just subscribe.
    Thanks.

Leave A Reply

X