30 Horas: confira como foi a reunião entre a Reitoria e o Sinditest

im88

A concessão das 30 horas para os(as) técnicos(as) da UFPR foi tema de reunião entre o Sinditest e o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo, na manhã desta quinta-feira (4). A Reitoria apresentou um relatório da Controladoria Geral da União (CGU) que recomenda a revisão da Resolução 56/11, e solicita revisão dos processos já aprovados.

Ricardo Marcelo se comprometeu a não revogar nenhum processo já liberado. “Eu não vou suspender nenhuma concessão”, garantiu. Ainda sobre os desdobramentos desse relatório, afirmou que “lutará com unhas e dentes” para defender a flexibilização da jornada.

Para dar continuidade a esse debate, a reitoria volta a se reunir com o Sinditest no final da tarde de segunda-feira (8). Deve ainda propor a construção de uma nova normativa com a participação do Sindicato.

Mentiras circulam

Infelizmente, nas últimas horas, alguns diretores de setor estão espalhando notícias de que as 30 horas acabaram na UFPR, e que, todos que hoje fazem essa jornada, devem retornar às 40 horas até o dia 10 de maio. Sobre esse tipo de divulgação, o Sinditest informa que não há nenhuma ordem para acabar com as 30 horas, tão pouco de que as pessoas retornem à jornada de 40 horas hoje ou até o dia 10 de maio.

Por isso, solicitamos aos servidores técnico-administrativos que leiam o relatório da CGU que está disponível neste link, sabendo que a UFPR ainda tem prazo até o próximo dia 15 de maio para apresentar considerações sobre as recomendações do órgão auditor. Lendo o relatório é possível perceber que diversas informações “colhidas” pela CGU não são verdadeiras.

A decisão é de todos

A Direção do Sinditest realizará uma reunião na próxima segunda-feira, para avaliar o documento apresentado pela CGU e formular possíveis alternativas para que não haja retrocesso na flexibilização da jornada.

Ainda na semana que vem, o Sinditest deverá convocar uma assembleia para debater e deliberar sobre o assunto.