Faltou sensibilidade: servidores do programa bolsa sênior são dispensados

Hoje foi um dia triste na UFPR. Cerca de 140 servidores técnico-administrativos aposentados foram dispensados. Apesar da decisão do Ministro do TCU ter ocorrido em 18 de abril, os bolsistas foram informados da dispensa pela publicação da Gazeta do Povo, ou pelo telefone.

Além da perda da remuneração de R$ 1.136,00, os bolsistas ainda sofreram com a forma como se deu a dispensa: abrupta e insensível. Até agora, os relatos que chegaram ao Sinditest, deixam claro que, mesmo após, 30, 40 anos dedicados à UFPR, a dispensa se deu quase de forma terceirizada, por telefone, “determinando a dispensa imediata”. Foi assim que colegas nossos, que dividem alegrias e tristezas em nosso cotidiano funcional, deixaram seus postos de trabalho, sob indignação e lágrimas.

Esperamos a reversão da decisão do TCU, acompanhada também da regularização dessa situação. Mais do que isso, esperamos respeito e consideração por essas pessoas que, mesmo após a aposentadoria, continuaram dedicando sua experiência, seu tempo, sua saúde e sua energia à UFPR.