XXVI CONFASUBRA promove debates sobre questões étnicas e combate ao racismo

Durante o XXVI CONFASUBRA a questão racial e o combate ao racismo, dois assuntos urgentes relacionados ao mundo do trabalho, também foram contemplados na programação. Diego Medeiros, delegado de base da UFPR, participou do Congresso, acompanhando de perto as discussões promovidas pelo GT de Raça e Etnia.

Diego Medeiros, delegado de base do Sinditest-PR

“Por meio de debates e propostas de resoluções, buscamos traçar caminhos para a superação das desigualdades e a promoção de políticas mais inclusivas e igualitárias. A Fasubra se comprometeu a intensificar as ações de combate ao racismo institucional nas universidades, bem como buscar a criação de programas de valorização da carreira das servidoras e dos servidores negros”, explicou.

Mulheres Negras

Foram apresentadas propostas para lutar contra as desigualdades que afetam as mulheres negras, incluindo ações de combate à fome, ao desemprego e às diversas formas de violência

Aposentadas e Aposentados

“Foram discutidas medidas para garantir uma aposentadoria digna e justa a esses trabalhadores e trabalhadoras, considerando as desigualdades enfrentadas ao longo de suas vidas profissionais. Ficou acordado que a entidade irá pressionar por políticas de valorização e proteção aos aposentados negros, buscando a ampliação dos benefícios previdenciários e a inclusão de programas de assistência e apoio específicos para essa parcela da população”, afirmou Diego.

Impressões

O CONFASUBRA se configura como espaço de excelência para discussão de questões fundamentais para o aprimoramento do serviço público e para a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Estreante no Congresso, Diego expressou otimismo em relação aos novos rumos da categoria: “Por meio dessas discussões e das medidas definidas, podemos construir um futuro mais justo e equitativo para todos os trabalhadores técnico-administrativos, especialmente para aqueles que enfrentam discriminação e desigualdades em função de sua raça”.

Caso Viny Jr

As consequências da discriminação racial e a importância do combate ao crescimento do fascismo e do racismo no Brasil e no mundo também foram pontos abordados pelos participantes do CONFASUBRA. Na última semana, o racismo do qual Viny Jr foi vítima na Espanha evidenciou o problema grave e recorrente que afeta as minorias étnicas.

Evandro Castagna, coordenador do Sinditest-PR

Para Evandro Castagna, coordenador do Sinditest-PR, o episódio, uma grave violação aos direitos humanos, implica na adoção de medidas efetivas por parte das autoridades esportivas e governamentais para prevenir e punir esses atos. Governos, sindicatos e toda a sociedade devem se mobilizar para que o racismo não seja algo ainda tolerado. “Racismo é crime e não deve, sob hipótese alguma, ser relativizado”, ressaltou o dirigente do Sindicato.

Ivanilda Reis, coordenadora geral da Fasubra.

Em novembro do ano passado, durante o mês da Consciência Negra, Ivanilda Reis, nova Coordenadora Geral da Federação, destacou que o combate ao racismo é um dever de todos e todas. “Esse tema é muito importante. Como já foi colocado aqui, não é uma discussão só para negros. A gente precisa dialogar sobre o quanto o racismo penaliza uma grande parcela dos trabalhadores […] São esses trabalhadores que estão mais expostos a todas as dificuldades e a todos os aparelhos colocados pelo capitalismo”, finalizou.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR