XXIV CONFASUBRA reuniu em Brasília mais de mil TAEs de todo o país

Delegados e delegadas do Sinditest-PR, eleitos democraticamente pela categoria, participaram, na última semana, do XXIV CONFASUBRA. Durante cinco dias, de 17 a 21 de maio, 43 representantes das técnicas e dos técnicos administrativos em educação das bases do Sindicato discutiram em Brasília temas como conjuntura, carreira, hospitais universitários, além de políticas específicas para aposentadas e aposentados, entre outras pautas relevantes. O evento, considerado o maior e o mais importante para as servidoras e servidores TAEs, reuniu 1043 participantes de 49 entidades de base de diversas instituições federais públicas de ensino.

“Nossa delegação contemplou a pluralidade do nosso Sindicato, incluindo trabalhadores e trabalhadoras da EBSERH. Foram dias intensos, de muitos debates, encaminhamentos e resoluções. Estar em contato com colegas de todo o Brasil também nos ajuda a entender e aprimorar nossos instrumentos de luta tanto no contexto local, dentro das nossas universidades, quanto no cenário macro. Saímos do Congresso fortalecidos, mais estratégicos e com novas perspectivas de atuação sindical, para o futuro da nossa carreira e das nossas instituições”, explicou a coordenadora Elis Regina Ribas.

Para além dos fóruns sobre conjuntura e mundo do trabalho, o CONFASUBRA se configura também como um espaço de disputa política: ontem (21), delegados e delegadas elegeram a nova composição da Direção Nacional e do Conselho Fiscal da Fasubra para o triênio 2023/2026. A nova gestão será empossada na próxima Plenária da entidade, ainda sem data marcada – a distribuição dos cargos, assim como a indicação dos nomes das coordenações, será orientada de acordo com a proporcionalidade das chapas. Pela primeira vez, o processo eleitoral da Federação foi realizado através de urna eletrônica, uma inovação que trouxe mais segurança e velocidade na apuração dos votos.

“Todos os pontos levantados no Congresso e os encaminhamentos tirados serão apresentados para a base em Assembleias Gerais da categoria. Temos o compromisso com a promoção do diálogo e da transparência como princípios da nossa gestão”, finalizou Elis.

Confira abaixo as fotos do evento:

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR