UTFPR: oposição a Pilatti ocupa quatro das cinco cadeiras do COUNI

Um feito histórico. Esta é a avaliação da bancada dos técnicos e técnicas da UTFPR sobre o resultado da última eleição para escolha dos representantes titulares e suplentes para o Conselho Universitário da instituição – COUNI, quadriênio 2018-2022.

A categoria fez bonito! Foram eleitos(as): Rodrigo Deren Destefani e Carlos Augusto Pegurski, Belmiro Marcos Beloni e Elton Moura Santos, Claudineia Lucion Savi e Claudia Nardin, além de Edna Marta Pelosi e Karina Heberle.

“Das cinco vagas, elegemos quatro duplas de oposição à Reitoria, mesmo com o peso da administração, com relatos de assédio e pressão. E a chapa não eleita também teve ótimo desempenho. Isso mostra como os(as) técnicos(as)-administrativos(as) não se veem representados por esse grupo que há anos ameaça as 30h e que puniu os grevistas que lutaram pela Universidade. É um recado inédito”, explica Pegurski, novo conselheiro e um dos coordenadores-gerais do Sinditest.

Compromisso

Para Claudia Nardin, que também integra a coordenação do Sindicato, o número reduzido de TAEs que compõem o COUNI implica na necessidade de representantes “fechados” com a categoria. “Nosso compromisso é debater e ajudar na construção de uma universidade democrática, socialmente responsável, igualitária e justa”.

Prevista para acontecer ainda neste primeiro trimestre, a posse do grupo representa mais que um simbolismo. “A eleição tem uma importância prática: as políticas mais importantes para a categoria e para a Universidade passam por ali. É preciso ocupar o Conselho no sentido de uma UTFPR que ouça mais a comunidade e espelhe seus anseios”, enfatiza Carlos.

Desafios

E não serão poucos os desafios dos novos conselheiros e conselheiras no órgão deliberativo e consultivo máximo da Universidade: “o fato de ter um Reitor (e presidente do Conselho) intransigente, impositivo e que não dialoga com a comunidade, como foi com relação as 30h, certamente torna a missão ainda maior”, finaliza Claudia.
Confira abaixo o placar final das candidaturas ao COUNI: