UTFPR deve proteger seus terceirizados e os empregos deles

0

A direção do Sinditest-PR recebeu relatos de que, mesmo com a crise da pandemia do Coronavírus Covid-19, os trabalhadores terceirizados da UTFPR seguem trabalhando normalmente em alguns câmpus do interior do estado.

Do mesmo modo, foi avisada de outra situação bastante grave: a demissão de trabalhadores terceirizados dos restaurantes universitários (Rus) de Medianeira e Londrina.

Ambos os casos são de trabalhadores que estão em situação de risco. Os primeiros estão expostos a aglomerações e trânsito desnecessários, que aumenta exponencialmente o risco de infecção e disseminação da doença, e devem ser dispensados para isolamento social caso não estejam em funções emergenciais ao funcionamento físico das unidades. Do mesmo modo, seus empregos devem ser mantidos.

Os trabalhadores demitidos dos RUs entram numa estatística de pessoas que ficam sem proteção social num momento de grave crise e aprofundamento dramático da retração econômica, podendo correr risco na informalidade, sem direitos e proteção social e até de saúde.

A UTFPR deve pressionar a empresa que terceiriza os serviços para que sejam readmitidos, mantendo-se no emprego durante a pandemia, para depois retornar ao trabalho quando as atividades dos Restaurantes Universitários forem reestabelecidas.

A Universidade precisa proteger seus terceirizados e os empregos deles. É parte de sua responsabilidade como instituição nesta grave crise de saúde global e esta proteção a pessoas e empregos é uma forma de contribuir com o não agravamento de toda a situação complicada que o país vive no momento e cujo desenrolar foge ao controle desses trabalhadores.

Fonte: Sinditest-PR

Compartilhar.

Autor

Comments are closed.

X