Unila suspende aulas e atividades para frear proliferação do Coronavírus

A Universidade da Integração Latino-Americana (Unila) decidiu, na segunda-feira (16), pela paralisação das aulas e das atividades em suas instalações por 14 dias. A medida, que havia sido solicitada também pelo Sinditest-PR e pela Sesunila – Seção Sindical do Andes, valerá para aulas de graduação e pós-graduação a partir desta terça-feira (17).

A partir de quarta-feira (18), será implementado o expediente administrativo especial, que permitirá o trabalho remoto e escalas para o revezamento de presença (quando necessário).

As medidas administrativas serão publicizadas pela Unila nesta terça-feira (17) com informações mais detalhadas.

São ações que representam um esforço contra a proliferação do Coronavírus Covid-19, que atingiu o estado de pandemia na última semana e já provocou a suspensão das aulas em várias universidades como a UFPR e a UTFPR.

Na Unila, a manutenção dessas medidas será avaliada continuamente pelo Comitê de Enfrentamento ao COVID-19, e o Sinditest-PR não poupará esforços para proteger a saúde e a vida das servidoras e dos servidores.

Antes da reunião da administração da Unila, o Sinditest-PR protocolou ofício com demandas relativas à proteção da saúde das servidoras e dos servidores [veja aqui].

Prevenção

A transmissão mundial da doença já provocou diversas mudanças na rotina das pessoas. Para não sobrecarregar o sistema de saúde, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou que se evitasse aglomerações. Ainda não há vacina para o Coronavírus Covid-19 e a doença se propaga com facilidade ao não apresentar sintomas imediatamente, tornando-se risco de morte para idosos, pessoas com doenças respiratórias crônicas, imunodepressivos e etc.

Para se evitar a infecção, é necessário higienizar as mãos com água e sabão e, na falta destes, com álcool em gel. Também se deve evitar contato com pessoas, pois a doença pode estar assintomática. Recomenda-se evitar sair de casa, principalmente se apresentar sintomas leves de resfriado. Em caso de complicações, deve-se procurar serviços de saúde.

Por isso, mesmo que não haja aulas e demais atividades na Unila, é fundamental que a comunidade acadêmica não passe a ocupar outros espaços coletivos. Evitar o contato entre as pessoas é a maneira mais eficaz de frear a propagação da doença.

Por isso, diversos governos tomaram medidas para conter a infecção, pensando em diminuir a velocidade da transmissão e permitir o maior número de curas de casos com complicação sem sobrecarregar a saúde.

Vizinhos de Foz do Iguaçu, Argentina e Paraguai fecharam suas fronteiras com o Brasil, incluindo a Ponte da Amizade. A Prefeitura de Foz do Iguaçu, por sua vez, suspendeu as aulas das escolas municipais a partir de terça-feira (17). A cidade tem alta circulação de pessoas vindas de diversos locais e que visitam atrações turísticas. É um lugar sensível do ponto de vista da epidemiologia.

Assim, t orna-se necessário que a Unila também tome atitudes enérgicas para proteger seus estudantes, docentes e técnicos administrativos, já que são milhares de pessoas que frequentam os mesmos espaços, ao mesmo tempo, diariamente. O Sinditest-PR seguirá monitorando a situação em Foz do Iguaçu e em todo o estado buscando garantir o direito à saúde do trabalhador.

Fonte: Sinditest-PR