Para proteger a comunidade, Sinditest-PR solicitou que reitoria da Unila suspendesse atividades

0

O Sinditest-PR enviou na segunda-feira (16) ofício à reitoria da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) solicitando a suspensão das atividades acadêmicas e das atividades administrativas não-essenciais da instituição, devido à pandemia do Coronavírus Covid-19.

O pedido tem como objetivo proteger a comunidade acadêmica — docentes, discentes, técnicos administrativos — e seus familiares dos riscos da infecção ao evitar aglomerações, seguindo orientações do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Infectologia.

Muitos trabalhadores da universidade pertencem ou têm proximidade com pessoas do grupo de risco de complicações da doença: idosos, pessoas com problemas respiratórios crônicos, imunodepressivos, etc. Ao utilizar o transporte coletivo para o local de trabalho ou atender ao público diretamente, ficam vulneráveis a uma infecção que pode ser fatal ou deixar sequelas pulmonares, além de espalhar o vírus para outras pessoas.

O Sinditest-PR ressaltou que a UFPR e a UTFPR anunciaram no domingo a suspensão das aulas e restrição de atividades de pesquisa e extensão durante quinze dias a partir desta segunda-feira, com protocolo para dispensa de seus trabalhadores dos locais de trabalho, enquanto desenvolve formas alternativas para prestação das atividades laborais.

Em Foz do Iguaçu, onde fica a Unila, a Prefeitura Municipal já anunciou fechamento de escolas e creches a partir de terça-feira (17) para evitar a proliferação do Coronavírus. Do mesmo modo, Paraguai e Argentina, países vizinhos do município, fecharam suas fronteiras para proteger seus cidadãos de contágio externo.

A suspensão das atividades significaria proteger toda a comunidade acadêmica e representaria um ato de responsabilidade também com a sociedade.

Fonte: Sinditest-PR

Compartilhar.

Autor

Comments are closed.

X