Unidade foi palavra-chave de ato pela educação realizado na UFPR nesta sexta-feira (17)

A comunidade acadêmica da UFPR voltou a se mobilizar em defesa da universidade pública na manhã desta sexta-feira (17). Servidores técnico-administrativos, professores e estudantes lotaram o Teatro da Reitoria em um ato que reiterou a importância da união para reagir aos ataques à educação pública.

A atividade foi convocada pela reitoria da universidade em parceria com o Sinditest-PR, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e a Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR-SSind).

Os participantes dialogaram sobre a gravidade do momento que está sendo vivenciado pelas instituições públicas federais em todo o Brasil. Os problemas não se limitam ao corte de investimentos, mas também se desdobram em investidas contra o real papel das universidades na construção de um país mais desenvolvido, com igualdade e justiça social.

“Eu represento os técnicos no Conselho Universitário há três anos. Nesse período, passamos por fases de muita luta e contradição, mas em nenhum momento a união se fez tão necessária. É claro que temos divergências muito sérias com outros grupos da universidade, mas é hora de relevar essas diferenças para atravessar esse momento. A universidade sem verbas fecha as portas para o país e para a população pobre”, explicou o TAE do Setor de Ciências Humanas Valter Antonio Maier.

Conjuntura exige luta e participação

Durante o ato, todas as intervenções realizadas membros da comunidade acadêmica de diversos campi da UFPR ressaltaram que o momento exige a participação de todos em atos, reuniões e atividades em defesa da universidade.

As ameaças que estão sendo enfrentadas pela UFPR no momento estão acima de qualquer discordância ideológica ou político-partidária. A força das mobilizações será o único caminho para frear a destruição da universidade pública e gratuita.

Para o coordenador-geral do Sinditest-PR Daniel Mittelbach, a categoria tem um grande peso na luta pelas universidades e deve se somar aos atos nas ruas.

“Nós precisamos construir uma unidade efetiva entre técnicos, docentes e estudantes para podermos defender a UFPR e as demais universidades públicas contra o desmonte que o governo tenta impor. É importante que cada servidor técnico-administrativo nos acompanhe e mobilize seus colegas para juntos enfrentarmos esses ataques”, destacou Daniel.

Assista a reportagem para conferir os detalhes:

Fonte: Sinditest-PR