UFPR: Sinditest-PR, Progepe/UMAP se reúnem para tratar das movimentações internas

Na última semana (05), as coordenadoras do Sinditest-PR, Elis Regina Ribas e Mariane Siqueira, junto ao o coordenador Máximo Dias Colares, realizaram uma reunião com o pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFPR, Douglas Ortiz Hamermüller, para tratar da questão das movimentações internas, uma demanda urgente da categoria. Também participaram do encontro a coordenadora de Planejamento de Pessoal, Josiane do Rocio Mosson, e o chefe da Unidade de Movimentação (UMAP), Danilo Durski.

A dirigente sindical Elis Regina pontuou que a divulgação de um banco interno de movimentações, pauta conjunta da CIS e do Sindicato, é fundamental para proporcionar maior transparência. Atualmente, apenas uma planilha no formato Excel com dados de anos anteriores está disponível no site da PROGEPE.

“Não há necessidade da divulgação dos dados sensíveis, mas é preciso que haja mais transparência para que os colegas que buscam a movimentação fiquem cientes do andamento dos processos”, destacou.

Para o Sindicato, o trabalho desenvolvido pela UMAP é fundamental, visto que possibilita a movimentação dos TAEs – através de permutas, triangulações e outros arranjos possíveis – para locais de trabalho mais apropriados ao desenvolvimento profissional, beneficiando as relações entre equipes, chefias e o público atendido.

Entre as deliberações da reunião, está a solicitação, durante o pedido de movimentação, de um e-mail pessoal do solicitante para o envio de informações não sensíveis das listas de movimentações abertas. O intuito dessa proposta é apresentar quantas pessoas estão na fila e qual a posição ocupada pelos interessados e interessadas no andamento do processo.

Em contrapartida, a Unidade exigirá que as técnicas e técnicos que desejam acompanhar o progresso de suas solicitações assinem um termo de compromisso garantindo a privacidade dos dados compartilhados. Ambos os procedimentos devem ocorrer a partir do mês de julho, após trâmites de organização interna da UMAP.

Além disso, o Sinditest-PR também fará o acompanhamento das informações por meio de duas listas a serem encaminhadas pela gestão, sendo uma da área de saúde e outra da área administrativa.

“Daqui para frente, vamos monitorar dados estatísticos das unidades onde há maior movimentação. Muitas vezes, lugares que apresentam alta rotatividade carecem de estruturas para a promoção de um ambiente profissional saudável. Vários casos de assédio moral denunciados ao Sindicato vêm desses locais de trabalho”, ressaltou a coordenadora Elis Regina.

De acordo com o pró-reitor Douglas, a PROGEPE tem buscado recursos junto à administração, tanto financeiros quanto de pessoal, para o desenvolvimento de um software para que os trâmites de movimentação ocorram de maneira mais transparente, sempre resguardando os dados sensíveis. O Sinditest-PR acompanha de perto a questão.