Tsunami da Educação marca feriado de luta em Curitiba

Luta e resistência deram o tom do feriado de 7 de setembro em Curitiba. O Tsunami da Educação, mobilização organizada pela União Nacional dos Estudantes (UNE) com apoio de diversas entidades, reuniu manifestantes no centro de Curitiba para protestar contra os desmandos do presidente Jair Bolsonaro na área da educação.

Realizado nas principais cidades do país, o ato repudiou os cortes orçamentários impostos pelo Ministério da Educação (MEC) às Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). Reféns do desinvestimento, as universidades estão enfrentando um processo de sucateamento sem precedentes.

Algumas instituições, entre elas a UFPR, correm o risco de suspender as atividades caso os cortes não sejam revertidos. Além do desmonte estrutural, o Governo Federal vem destruindo a pesquisa científica, com a suspensão sistemática de bolsas de pesquisa para pós-graduandos, e tenta, a todo momento, jogar a opinião pública contra as categorias que compões a comunidade universitária (estudantes, docentes e técnicos administrativos).

Os manifestantes também rechaçaram o programa Future-se, que prevê a entrega da administração das instituições à iniciativa privada.

Se for aprovado, o programa vai transformar as universidades em terrenos lucrativos para o capital privado, ferindo a autonomia universitária garantida pela Constituição Federal e diluindo o tripé ensino-pesquisa-extensão que garante a excelência da educação pública superior no Brasil.

Aos TAEs, o Future-se representa uma ameaça a direitos historicamente conquistados com muita luta. Ao permitir a contratação de servidores sem concurso público, o programa autoriza uma nova lógica de gestão de pessoas, baseada em piores condições de trabalho, menos valorização e mais assédio moral.

O Sinditest-PR apoiou a mobilização por acreditar que o momento político exige união e luta coletiva. O governo Bolsonaro representa a subordinação do Brasil aos interesses do mercado, é um projeto pautado na destruição da educação em seus mais diversos aspectos.

No último final de semana, Curitiba mostrou que onde há retrocesso há resistência. O Sinditest-PR convida os TAEs a se somarem à luta por um outro futuro para o país.

Fonte: Sinditest-PR