Trabalhadores(as) FUNPAR paralisam por salário

om8

Os(as) trabalhadores(as) da FUNPAR/HC permanecerão paralisados até segunda-feira (12), em razão do não pagamento de 30% de seus salários, conforme aprovado por unanimidade em assembleia extraordinária realizada no hall do prédio da administração do HC, na manhã desta quinta-feira (9). Na segunda-feira (12), às 10h nova assembleia da categoria será realizada no HC para decidir se haverá retorno ao trabalho – caso o depósito integral do salário já tenha sido feito.

Hoje, os(as) trabalhadores(as) receberam apenas 70% dos vencimentos. Muitos(as) que não haviam aderido à greve geral da base do Sinditest pararam as atividades na manhã desta quinta-feira (9) para reivindicar seus direitos. Conforme a Consolidação das Leis Trabalho (CLT) e o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da FUNPAR/HC, o depósito integral deveria ter sido realizado até ontem (7), quinto dia útil do mês.

om9

Desrespeito

A administração do HC se furtou a dialogar com os(as) trabalhadores(as) no início da manhã, e marcou uma reunião para as 11 horas. No horário marcado, nenhum diretor apareceu.

De acordo com a assessoria jurídica do Sindicato, a FUNPAR descumpriu tanto a legislação trabalhista quanto o ACT firmado com os(as) funcionários(as), e isso será informado no dissídio coletivo. O advogado Adilson Korchak relembrou que a paralisação dos(as) trabalhadores(as) está assegurada desde o dia 24 de outubro, quando foi deflagrada a greve geral da base do Sinditest.

Prejuízo

“Você não consegue pagar só 70% das suas contas. E meu salário é todo empenhado em conta. O pior é que parece que vão atrasar nosso 13º também”, prevê a trabalhadora do Laboratório Dirce Gruba. “E justo em dezembro. Se os 30% não vierem, vai acabar com o Natal de muita gente. É desanimador, é bem desanimador”, lamentou a coordenadora do Sinditest Célia Regina. Os atrasos de pagamentos de salários e benefícios têm sido históricos e recorrentes.

Em meio à situação crítica, alguns optaram por rir para não chorar. “De novo estamos aqui e vamos estar quantas vezes for preciso. Não tem nenhum diretor aqui fora com coragem pra dizer que já sabia que isso ia acontecer. A FUNPAR e a direção do HC decidiram fazer uma Black Friday com nossos salários? Parece que sim, porque descontaram 30%”, disse Rosana Regina Nunes da Silva, presidente da CIPA.
Assembleias

Além da assembleia da próxima segunda-feira (12), será realizada outra assembleia no dia 15, quinta-feira, para aprovar indicativo de greve a partir do dia 21, para caso o 13º salário não seja depositado até o dia 20.

om10

Luisa Nucada,