Trabalhadores(as) da EBSERH deflagram greve

Trabalhadores e trabalhadoras da EBSERH lotados no Hospital de Clínicas deflagraram greve esta manhã (13). O grupo se une à servidoras e servidores de 17 estados brasileiros, que paralisaram as suas atividades por tempo indeterminado em protesto às perdas salariais. Em Curitiba, a expectativa de adesão ao movimento paredista é de 50% da categoria, com exceção dos funcionários do setor COVID, que não vão paralisar. O Sinditest apoia a iniciativa.

“Há meses, os trabalhadores da EBSERH negociam com o Governo Federal o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT/20-21), sem sucesso. A empresa insiste em impor reajuste zero nas cláusulas econômicas, além de querer mudar a aplicação da regra para o grau de insalubridade dos empregados, o que pode reduzir salários em até 27%. A categoria rejeitou a proposta em assembleias feitas em todo o país e deflagrou greve a partir do dia 13 de maio, quinta-feira”, explica o coordenador do Sinditest Evandro Castagna.

De acordo com informações da Fasubra, a Federação vem sendo impedida de participar da mesa de negociação com o Governo Federal. A entidade briga agora na Justiça pelo direito de participar.

“Mesmo diante deste impasse nos colocamos à disposição dos trabalhadores e trabalhadoras deste vínculo”, finaliza Castagna.

Confira as fotos da greve:

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR