Série ‘Conheça a nossa categoria’: Jamily Charão Vargas, Pedagoga na UNILA

A série “Conheça a nossa categoria”, iniciativa promovida pelo Sinditest em parceria com a CIS UFPR, chega a sua terceira semana apresentando as profissões que compõem o nosso plano de carreira e têm importante atuação no dia a dia da universidade. A entrevistada de hoje é a pedagoga Jamily Charão Vargas, que atua há cinco anos na UNILA. Confira abaixo um pouco do seu dia a dia:

Qual é a sua formação profissional?

Jamily Charão Vargas: Sou formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria e tenho Mestrado em Educação pela mesma universidade.

Quanto tempo você atua no cargo na Instituição?

Jamily Charão Vargas: Atuo no cargo de Pedagoga na UNILA há 5 anos

Como é a rotina na sua Unidade de lotação?

Jamily Charão Vargas: Trabalhamos com a gestão dos programas acadêmicos de ensino no âmbito da PROGRAD, como as monitorias e outros que tem como objetivo auxiliar os estudantes no seu desenvolvimento acadêmico e processo de ensino aprendizagem, possibilitando a alguns, também, o recebimento de bolsas ou auxílios.

Também trabalhamos com o acompanhamento do desempenho dos estudantes, a partir do levantamento e reconhecimento de alguns indicadores dos índices de evasão e retenção e o desenvolvimento de ações para minimizá-los, com o intuito de contribuir para a integralização dos estudantes nos seus cursos de graduação. Destaca-se entre estas ações a realização das oficinas de orientação aos estudantes, que a unidade promove.

Sempre que necessário, também contribuímos no âmbito da elaboração ou revisão de políticas ou programas de ensino.

Quais as principais atividades que no seu dia a dia são fonte de satisfação profissional e quais são as principais fontes de frustração?

Jamily Charão Vargas: Como satisfação no meu trabalho destaco as atividades que contribuem para o estudante permanecer na universidade de forma satisfatória, tendo progresso acadêmico sem perdas relacionadas ao seu aprendizado, respeitando o PPC dos cursos e tendo em vista a importância de ser coerente às normativas vigentes e/ou repensá-las quando necessário. Assim, a maior satisfação é quando o próprio estudante percebe que consegue progredir e que a universidade pode auxiliar nisto. Bem como, destaco como satisfação profissional as atividades que claramente contribuem para a melhoria das políticas e programas institucionais, juntando forças à gestão da universidade.

Como frustração destaco a falta de reconhecimento sobre a necessidade de um acompanhamento mais conjunto aos estudantes, entendendo a instituição como uma unidade única. Também, sinto-me muito frustrada com a falta de percepção positiva da comunidade para com a instituição e seus estudantes.

Como sua função/atividades se relacionam com o cotidiano da instituição?

Jamily Charão Vargas: Relaciona-se constantemente com o cotidiano dos estudantes e dos professores, em suas atividades de ensino por meio de orientações, troca de conhecimentos e experiências, acolhimento de situações a serem analisadas, entre outras questões.

Qual é a importância que você atribui ao desenvolvimento do seu trabalho?
O meu trabalho é importante para o bem-estar do estudante e seu processo de desenvolvimento acadêmico, por isso está ligado diretamente a uma importante finalidade do ensino superior, que é a formação de cidadãos críticos e socialmente ativos.

O Coordenador de Educação do Sinditest, Guilherme Ruthes, convida você a ler uma reflexão de Paulo Freire sobre a profissão de Pedagogo.  Clique aqui e acesse o conteúdo.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR