Trabalhadores do HV se reúnem com Pró-Reitor em prol das 30 horas para todos os setores

Em reunião realizada nesta quarta-feira (13) na Reitoria da UFPR com o Pró-Reitor Douglas Ortiz Hamermuller e a chefe de gabinete, Marinês, trabalhadores do Hospital Veterinário reivindicam a jornada flexibilizada de 30 horas para todos os setores. A princípio, a expectativa dos servidores era negociar com o Reitor, o que não aconteceu.

Atualmente 8 funcionários lutam pela flexibilização das 30 horas, estes fazem parte dos setores de lavanderia, nutrição, laboratório e serviços de apoio. Para Áurea Coelho, trabalhadora do HV, esta situação só está ocorrendo porque o Reitor e a PROGEPE não conhecem a rotina do hospital. “Solicitamos que o reitor e o pró-reitor venham conhecer a nossa rotina de trabalho para entender como funciona de verdade um hospital e entendam que se chega um paciente em qualquer horário, todos os setores precisam estar funcionando para atende-lo”, afirma.

A instrução do Pró-Reitor foi para que os trabalhadores deem continuidade ao processo para os setores que foram contemplados com a flexibilização e aguardem a concessão para depois entrar com um recurso para reivindicar as 30 horas para outros setores.

O processo

O processo para homologação da jornada flexibilizada de 30 horas dos trabalhadores do Hospital Veterinário da UFPR está se desenrolando desde o dia 21 de dezembro, data da entrada do processo. Em Audiência Pública, o reitor Ricardo Marcelo afirmou a instituição de uma força tarefa para que todos processos fossem avaliados pela PROGEPE até o início de janeiro.

No dia 14 de janeiro o processo retornou com mais um erro – o primeiro detectado no dia 2 de fevereiro – e com a saída do pró-reitor de gestão de pessoas de férias, os trabalhadores esperaram até o dia 11 de fevereiro, quando, enfim, o documento foi encaminhado pro gabinete do reitor.

No parecer da PROGEPE, a flexibilização não seria para todos do Hospital Veterinário, apenas para três setores (enfermagem, farmácia e recepção). Então lavanderia, nutrição e serviços de apoio não teriam direito porque não foram considerados serviços preponderantes para ter as 30 horas. Na visão dos trabalhadores todos os setores funcionam interligados e não há como apenas três setores manterem o hospital funcionando 12 horas. “Nós somos o Hospital Veterinário da UFPR, todos os setores funcionam 12 horas. Então como somente alguns setores trabalharam com a jornada flexibilizada de 30 horas”? questiona Rufina Rodrigues, trabalhadora do HV.