Técnicos lutam para manter eleições do SiBi

0

O relatório da comissão nomeada pelo reitor Ricardo Marcelo Fonseca para discutir questões do Sistema de Bibliotecas (SiBi) da UFPR foi votado em sessão polêmica do Conselho Universitário (COUN), realizada na manhã de segunda-feira (10).

Seguindo deliberação das assembleias setoriais do Sinditest, realizadas junto com os trabalhadores do SiBi, os conselheiros técnicos administrativos defenderam a todo instante a manutenção do pleito para a escolha da direção do SiBi.

A bancada dos técnicos votou para que as eleições do SIBI fossem mantidas independentemente dos encaminhamentos administrativos questionados pelo ofício 386 do reitor. No entanto, a grande maioria dos votos foi para que o pleito se realize apenas após aprovação de um novo regimento do SiBi.

Discussão

Apesar da reunião da comissão para finalização do relatório ter ocorrido minutos antes do início da sessão, o reitor insistiu em aprovar regime de urgência. Os técnicos reivindicaram a participação de uma representação de trabalhadores(as) do SiBi, conforme aprovado em assembleia setorial da categoria, o que foi autorizada pelos conselheiros(as).

A discussão sobre o SiBi durou a manhã inteira e adentrou o início da tarde. Após um extenso debate que pode ser conferido pelas transmissões ao vivo que o Sinditest realizou pela sua página no Facebook, o encaminhamento aprovado prevê a elaboração de um novo regimento para o Sistema de Bibliotecas a ser apresentado no prazo de 90 dias, e prorrogáveis por igual período.

A composição da comissão e os itens que vão integrar esse regimento ainda são desconhecidos.

A direção do Sinditest ainda vai se reunir para avaliar o desfecho dessa sessão, e em breve deve convocar uma assembleia para avaliação junto aos trabalhadores e definição de novas ações.

Compartilhar.

Autor

Comments are closed.

X