Sinditest repudia ataques do ministro Paulo Guedes, que chamou os servidores de “parasitas”

Na última sexta-feira (7), o ministro da Economia, Paulo Guedes, fez um ataque rasteiro aos servidores públicos ao compará-los com parasitas. Em uma palestra na Fundação Getúlio Vargas (FGV), o ministro afirmou que “…O hospedeiro está morrendo, o cara virou um parasita, o dinheiro não chega no povo e ele quer aumento automático…”, numa crítica ao reajuste anual dos servidores (que nunca existiu), insinuando sermos criaturas que se aproveitam do Estado e da população, o que é uma grande mentira.

Somos responsáveis — nós, trabalhadores das Instituições Federais de Ensino Superior — por fazer funcionar as instituições que oferecem o melhor ensino superior do Brasil.

Com nosso trabalho, ajudamos as universidades federais a estar entre as que mais produzem ciência no país e produzimos extensão de qualidade para as comunidades onde estamos inseridos.

Apesar disso, enfrentamos assédio moral, defasagem salarial, falta de estrutura e desdém por parte dos governantes. Somos nós que ajudamos, mesmo com todas as dificuldades, a construir locais de excelência da administração pública num setor estratégico para o presente e o futuro do país: a Educação.

Esta declaração é mais uma ação de um governo que não tem resultados e não tem perspectivas, e vive de ofensas e mentiras contra os trabalhadores, enquanto é um deserto de ideias.

É o mesmo governo que retém verbas, que aperta os orçamentos e tem a desfaçatez de chamar confisco de “contingenciamento”. É quem atenta contra o fomento à pesquisa e ciência em nome de um projeto antinacional e obscurantista.

Por isso, é preciso deixar paixões de lado e entender que essa declaração do ministro é a prova inequívoca de que o Governo Federal enxerga os servidores como seres inferiores, que precisam ser esmagados para que seu projeto político seja efetivado.

Parasita é quem sempre viveu do sistema financeiro, da especulação. É quem precisa responder sobre suspeitas de fraudes bilionárias em fundos de pensão. É quem direciona suas ações para favorecer seus pares banqueiros em detrimento do povo trabalhador. E o ministro Guedes (que nos chamou de parasitas) tem familiaridade com tudo isso.

Diretoria do Sinditest-PR

Fonte: Sinditest-PR