Sinditest promove palestra “Do Chile ao Brasil: Os reflexos políticos e econômicos da Reforma da Previdência”

0

O Sinditest, em conjunto com outras entidades, promove, na próxima terça-feira (26), a palestra gratuita “Do Chile ao Brasil: Os reflexos políticos e econômicos da Reforma da Previdência”. O evento, que será realizado a partir das 9 horas, no Mini Auditório da UTFPR, contará com a expertise do professor de línguas, filosofia e advogado trabalhista chileno, Raul Marcelo Devia Ilabaca.

Em sua apresentação, o palestrante se debruça sobre a atual situação econômica do Brasil, o desemprego, a geração de receita e como essa mistura pode trazer efeitos nocivos diante de uma proposta que aumenta o tempo de contribuição, a idade para se aposentar e reduz os valores dos benefícios.

Previdência Brasileira x Previdência Chilena

O futuro da previdência já é conhecido de tempos passados. A proposta do governo de Jair Bolsonaro (PSL) é idealizada pelo ministro da economia Paulo Guedes. Ele estava no Chile, durante a Ditadura de Pinochet (1973 a 1990), quando o sistema de capitalização e individualização da aposentadoria foi implementado naquele país. Agora, se propõe copiar um modelo que paga os beneficiários muito pouco por sua contribuição. E isso pode ser visto na proposta de remunerar em apenas R$ 400 aquelas pessoas em situação de miserabilidade quando atingirem 60 anos.

É sobre esses fatores sociais e econômicos que a palestra “Do Chile ao Brasil: Os reflexos políticos e econômicos da Reforma da Previdência” pretende se debruçar. O estudo “A pobreza do modelo chileno: a insuficiência do mercado de trabalho e pensões”, da Fundação Chilena Sol, revela que esse tipo de modelo é considerado um “monstro”, pois não observa a baixa renda dos trabalhadores, colaborando para o aumento da desigualdade e pobreza no país com pensões tão baixas.

“Com o nível de salários e contribuições pagas aos aposentados e observando nossos ingressos na aposentadoria, se observa que 29,4% dos chilenos se encontram em situação de pobreza”, observa a entidade chilena.

Serviço:
Do Chile ao Brasil: Os reflexos políticos e econômicos da Reforma da Previdência
RAUL MARCELO DEVIA ILABACA | Professor de línguas, filosofia e advogado trabalhista
26 de março
09h00 às 12h00
Local: Mini auditório UTFPR, Avenida 7 de Setembro, 3165, Curitiba
Realização: Senge-PR, CNASP, APUFPR-Sind, SindPRevs, Sinditest, SindUTF-PR, Sismmac

Compartilhar.

Autor

Comments are closed.

X