Sinditest-PR trabalha por mais concursos públicos

Vivemos um momento de muita dificuldade e ofensiva para retirar os nossos direitos. O governo federal tenta aprovar a Reforma Administrativa que significará o desmonte e a precarização dos serviços públicos oferecidos à população. Se a reforma for aprovada teremos um enorme retrocesso nas conquistas dos servidores públicos.

A falta de concursos públicos é parte desta política de descaso. Neste contexto, a direção do Sinditest-PR tem lutado contra a terceirização e pela realização de concursos públicos, para que tenhamos a reposição e contratação para os mais variados cargos via Regime Jurídico Único (RJU).

A defasagem de técnicos-administrativos em educação (TAEs) é enorme nas três universidades federais que temos no Paraná. A situação no Complexo Hospital de Clínicas (CHC) também é bastante grave, faltam profissionais para as mais variadas funções. As demissões dos trabalhadores da Funpar e, mais recentemente, dos PSE agravaram a situação.

Recentemente ajudamos a organizar a luta e mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras do laboratório no CHC, o resultado da negociação é que o Pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFPR se comprometeu com a realização de um concurso público em breve.

Na UFPR, também temos trabalhado a pauta de realização de concurso público para reverter o atual quadro de defasagem de TAEs para diversos cargos que estão em situação crítica nas unidades.

Também queremos que esta reivindicação avance na UNILA e UTFPR, esta última tem sido bastante prejudicada pela falta de TAEs e apresenta um dos piores indicadores na relação de técnicos por alunos no âmbito das universidades federais.

Manteremos a categoria informada na medida em que avance esta reivindicação e luta do sindicato.