Sinditest-PR realiza rodada de assembleias locais a partir da próxima segunda-feira (10)

Em preparação para as próximas mobilizações e para a grande ato que será realizado em todo o país no dia 18 de março, o Sinditest-PR realizará, a partir da próxima segunda-feira (10), uma rodada de assembleias locais para debater a conjuntura e os encaminhamentos com a categoria.

A participação de toda a categoria nas assembleias é essencial para construir uma grande mobilização no dia 18 de março e barrar os ataques ao funcionalismo público.

Além da rodada de assembleias, o Sinditest-PR fará o ato “Universidade na praça” na próxima quarta-feira (12), às 16h, na praça Santos Andrade, como parte do Dia Nacional de Mobilização convocado pela Fasubra.

Pauta

O Governo Bolsonaro, dentro da lógica neoliberal, orquestra o desmonte do Estado Brasileiro. Por isso há um forte ataque aos servidores públicos, uma política de privatizações e venda de empresas públicas.

A onda de ataques aos servidores ocorre em todas as esferas (municipal, estadual e federal) e tem se confirmado em vários estados e municípios brasileiros.

Quais os impactos do “Plano Mais Brasil”, importantes para a carreira das servidoras e servidores públicos federais?

1) PEC Emergencial (PEC 186/2019):

Possibilidade de redução de jornada e de salários em 25%;

Congelamento da carreira com proibição de progressões e promoções

2) PEC dos Fundos (PEC 187/2019):

Desindexação de despesas obrigatórias, inclusive com salários dos servidores;

Possibilidade de retirada da folha de pessoal os gastos com servidores inativos e inclusão destes nas despesas com saúde e educação;

Estabelecimento de uma regra de ouro para estados e municípios que proíbe a criação de dívida para pagamentos de salários, benefícios de aposentadoria e demais gastos de custeio;

3) PEC do Pacto Federativo (PEC 188/2019):

Extinção de todos os fundos públicos;

Exigência de lei complementar para criação de fundos públicos;

Uso do dinheiro existente nos fundos atuais para pagamento de dívidas;

Todas as PECs que já começaram a tramitar no Senado e estão em análise pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A estratégia que nos cabe é colaborar nestas frentes de disputa da conjuntura, pois a pauta do dia 18 de março vai além da defesa dos direitos dos servidores públicos.

A pauta é essencialmente contra desmonte dos serviços públicos, dos cortes generalizados de despesas públicas, do sucateamento dos serviços essenciais, como saúde e educação, que atendem às necessidades mais urgentes da população. Vamos às ruas no dia 18 de março para defesa do dos nossos direitos e do serviço público!

Confira abaixo as datas das assembleias e participe!

DATA  ATIVIDADE HORÁRIO LOCAL
10/02 Assembleia Local Reitoria da UFPR 9h30 Anfiteatro 1000
10/02 Assembleia Local Campus Rebouças UFPR 14h Sala 112
11/02 Assembleia Local Campus Botânico UFPR 9h30 Sala de conferências Sociais Aplicadas