Sinditest-PR participa do Seminário Regional Sobre o Future-se

O Sinditest-PR participou, na última sexta-feira (1), do Seminário Regional Sobre o Future-se, evento organizado pela Câmara dos Deputados por meio do mandato do deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR).

Realizado no campus Rebouças da UFPR, o encontro abordou os retrocessos representados pelo programa do Ministério da Educação (MEC), que entrega a administração das universidades federais à iniciativa privada. O debate contou com a participação dos servidores técnico-administrativos, estudantes, docentes e membros da comunidade externa.

O seminário veio à tona em um momento decisivo para a tramitação do Future-se. Integrantes das comunidades acadêmicas e diversos setores sociais realizaram, nos últimos meses, um grande levante em defesa da educação no país. Foram várias manifestações e paralisações com o objetivo de pressionar o MEC a recuar da intenção de ceder a gestão das universidades à iniciativa privada.

Sinditest-PR participa do Seminário Regional Sobre o Future-se

Organizado pela Câmara dos Deputados, por meio do mandato do deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), evento realizado na UFPR debateu os retrocessos que o Future-se representa para as universidades federais e para os servidores. Confira:

Posted by Sinditest-PR on Tuesday, November 5, 2019

As mobilizações surtiram efeito e o Governo Federal propôs uma nova redação para o texto do Future-se. Na prática, contudo, o núcleo do programa continuou praticamente inalterado. Com o seminário, foi possível avaliar as estratégias do MEC para a aprovação do programa e articular a resistência contra elas.

O MEC continua insistindo no repasse da gestão das universidades federais às Organizações Sociais (OS), entidades de direito privado que ficariam responsáveis por gerenciar o ensino, a pesquisa e os recursos humanos das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).

O texto o programa propõe o fim do tripé ensino-pesquisa-extensão (que é o que garante excelência e prestígio social às universidades brasileiras). Além disso, o Future-se prevê o fim dos concursos públicos, com a contratação de servidores e docentes por meio da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), um grave retrocesso às garantias trabalhistas dos TAEs e à qualidade dos serviços prestados pelas universidades.

O Sinditest-PR convida a categoria para se somar à resistência e assegurar o caráter público e social das universidades federais.

Fonte: Sinditest-PR