Sinditest-PR participa da elaboração do II Plano Municipal dos Direitos da Mulher de Curitiba

Desde 2020, o Sinditest-PR desempenha um papel fundamental no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Curitiba desde 2020. A participação ativa do Sindicato nesta instância tem resultado em realizações significativas para a promoção dos direitos das mulheres na cidade.

Nos últimos meses, Conselheiras da Sociedade Civil e Governamentais uniram esforços para a elaboração do II Plano Municipal dos Direitos da Mulher de Curitiba, abrangendo o período de 2023 a 2026. O projeto representa um marco importante na busca por igualdade de gênero e proteção efetiva das mulheres na capital paranaense. O documento já se encontra disponível para acesso público.

Coordenadora Rosaninha Silva.

Para Rosaninha Silva, uma das representantes do Sinditest-PR no Conselho, a participação nesta iniciativa é uma extensão natural das lutas históricas do Sindicato, que há anos tem se destacado na defesa dos direitos trabalhistas e sociais. “Participar desse espaço político nos permite não apenas fiscalizar e debater as políticas em prol das mulheres, mas também garantir que as conquistas femininas em Curitiba sejam reconhecidas e asseguradas”.

Ela completa: “agora as pessoas precisam se apropriar, conhecer, monitorar e fazer com que ele seja cumprido”.

Conselho da Mulher

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, revitalizado em 2019, assume um papel crucial na articulação política e na transformação social da cidade. Uma de suas principais missões é propor, elaborar e fiscalizar políticas públicas voltadas para a população feminina de Curitiba, visando à promoção da dignidade, melhores condições de vida e a redução das desigualdades de gênero.

Além de Rosaninha, a coordenadora Mariane Siqueira também é Conselheira do Sindicato no atual mandato. Na gestão anterior do Conselho, a coordenadora Palmira Donda (in memoriam) representava as técnicas em um dos assentos.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR