Sinditest-PR é reeleito para Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Curitiba

No último mês (28), o Sinditest-PR participou da 5ª Conferência de Política para Mulheres de Curitiba e foi reeleito para integrar o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Curitiba (CMDM), em 2023. O Conselho é formado por 40 conselheiras titulares, sendo 16 do poder público — definidas pela própria gestão de governo — e 24 da sociedade civil organizada. Desde março de 2021, o Sindicato possui representação no Conselho.

A eleição ocorreu durante a programação da última Conferência e o resultado foi publicado em edital no dia 1° de dezembro. Na ocasião, também foram realizadas palestras, debates e apresentações culturais com tema de Diversidade, Democracia e Direito à Cidade. Nos próximos dias, o Sindicato irá encaminhar as duas conselheiras (titular e suplente) que representarão a base.

Entre as coordenadoras presentes no encontro, Rosaninha Silva, Izabel Joana de Lima, Mariane Siqueira, Maria Aparecida de Oliveira (Cida) e Melissa Vicentini.

Sobre o evento, Rosaninha comenta que a Conferência Municipal teve por objetivo avaliar as políticas públicas para mulheres e foi uma oportunidade de exercitar a cidadania e contribuir para a defesa de direitos.

“E mais uma vez a construção desta conferência nos fez reafirmar a importância das lutas das mulheres que vieram antes e daquelas que nos sucederão. Esta luta não é estática, continua dia a dia”, declara.

Rosaninha compôs a mesa de debates representando as mulheres com deficiência; Mariana Siqueira prestou homenagens à Palmira Donda, ex-coordenadora que ocupava o cargo de suplente no Conselho; e Mel e Cida defenderam a candidatura do Sinditest-PR nas eleições. Segundo a coordenadora, a Conferência também reuniu mulheres de diversas representações em uma tarde de muita discussão, cantorias e sensibilidade. O próximo mandato possui vigência entre 2023 e 2025.