Sinditest-PR convoca: Plenária no dia 2 e Marcha dos Trabalhadores no dia 18 de setembro

Construir uma alternativa de classe, independente, de oposição ao governo e à direita

a13

2 DE SETEMBRO – PLENÁRIA SINDICAL E POPULAR

Local: RU Central da UFPR
Horário: 19h [ATENÇÃO! Mudou o horário.]

As manifestações realizadas nos dias 16 e 20 de agosto mostraram a contraposição entre duas correntes políticas. De um lado, a oposição de direita (PSDB/DEM), pedindo o impeachment de Dilma, no dia 16. Do outro lado, no dia 20, centrais e movimentos ligados ao governo federal (CUT/UNE/MST), que foram às ruas, de fato, para defender o governo do PT. Embora sejam forças sociais de origens distintas, ambas estão submetidas e trabalham em favor dos mesmos interesses de classe: os interesses do capital financeiro, das multinacionais.

O Sinditest-PR, por decisão de sua Diretoria e por decisão de Assembleia Geral,
não participou dessas manifestações. A primeira por ser de direita, a segunda por ser, na prática, a favor do governo.

Precisamos, contudo, dar um passo à frente.
É preciso construir uma alternativa a esses dois campos burgueses (o da direita e o do governo). Precisamos de um terceiro campo, dos trabalhadores, que possa mobilizar a nossa classe contra o governo federal e seu ajuste fiscal, contra a retirada de direitos, a carestia, o arrocho salarial, e que ao mesmo tempo se contraponha à oposição de direita.

O governo Dilma Rousseff conseguiu costurar a crise política
e sufocar as tentativas da oposição de promover um impeachment. No momento, há uma sólida unidade entre governo e oposição de direita para promover ataques sem precedentes aos trabalhadores (como a “Agenda Brasil”). Dilma recebeu a bênção da Rede Globo, da FIESP, do Itaú, do Bradesco e conseguiu um amplo consenso em defesa da “governabilidade”. Isso significa que os ataques que os trabalhadores estão sofrendo, pelas mãos do governo Dilma, se tornarão ainda mais graves.

Convidamos a todas as organizações sindicais, populares e do movimento estudantil para organizarmos, juntos, essa Plenária Sindical e Popular, na próxima quarta-feira, 2 de setembro. É preciso organizar a resistência.

A Diretoria
Gestão Sindicato é pra Lutar!