Sinditest participará do II Encontro de Aposentados e Pensionistas do Sul

0

im103

 

O Sinditest é uma das entidades que estará presente no II Encontro Nacional de Aposentados e Pensionistas da Região Sul, evento que acontece em Porto Alegre, de 18 a 22 deste mês. Uma comitiva, composta por 15 integrantes do GT de Aposentados e Pensionistas da entidade, irá representar o Sindicato nos cinco dias do encontro, cuja programação inclui debates acerca de diversos assuntos, como conjuntura, assédio na vida do idoso, Reforma da Previdência, entre outros; além de atividades culturais. As palestras ministradas por especialistas tratarão da saúde física, mental, segurança e violência na terceira idade.

Os coordenadores do GT, Maria Aparecida Oliveira e João Gonçalves, participarão ainda da mesa de abertura, ao lado de representantes sindicais de diversas entidades, como ASSSUFRGS, Andes e Fasubra. “É muito importante que os trabalhadores e trabalhadoras que já não estão mais na ativa participem deste tipo de evento. Precisamos estar por dentro do que acontece e nos fortalecermos como categoria. No cenário atual, onde os nossos direitos estão sendo retirados dia após dia, os(as) aposentados(as) e pensionistas devem continuar na luta!”, afirma Maria Aparecida.

Compõem a delegação do Sinditest: Aparecida Caetano, Arlete Edlig, Conceição da Aparecida de Oliveira, Dileta Francisca Pires, Geraldina Dagostim, Glaci Schluga, Helio da Silva, João Waltrich, João Simões, Judite Lovato, Juriko Nagamine, Leocadia Francener, Maria Aparecida de Oliveira, Maria Teixeira Nascimento, Norma Cordeiro e Sumico Nakagawa.  Todos(as) os(as) participantes se inscreveram voluntariamente durante a última reunião realizada pelo GT de Aposentados e Pensionistas do Sinditest.

Confira abaixo a programação do evento:

18/04/2017 – Terça –feira

08h às 12h- Credenciamento
09h – Mesa de abertura: ASSUFRGS Sindicato, Andes, CIS, FASUBRA e UFRGS. Santa Maria, Pelotas, Rio Grande, IFRS, UNIPAMPA, SC e PR. (composição da mesa).
11h – Palestra: Conjuntura – Bernadete Menezes (ASSUFRGS) e FASUBRA.
Inscrições para debate
12h às 14h – almoço
14h – Palestra: Saúde do Idoso na visão da Psicologia – Psicóloga Helen Durgante – Graduada em Psicologia e Mestrado em Antropologia (Goldsmiths University of London) e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFRGS)
15h – Coffee Break
15h30m – Palestra: Saúde do Idoso – Planejando o Futuro com Qualidade de Vida – Dr. Carlos Eduardo Durgante – Médico Geriatra, Professor de Pós-Graduação do curso de especialização em Saúde e Espiritualidade das Faculdades Monteiro Lobato de Porto Alegre, membro da Associação Médico-Espírita do Rio Grande do Sul, Palestrante e autor e organizador de vários livros nas áreas de envelhecimento, saúde integral e espiritualidade.
Inscrição para debate
Encerramento

19/04/2017 – Quarta-feira
08h30m – Mesa: GT Aposentados – Convidar representação dos presentes
09h – Palestra: Assédio que o aposentado sofre no ambiente familiar e seus direitos.- Najla Santos, Policial Civil, atuou na delegacia de polícia de proteção ao idoso no período de 2006 a 2013. Especialista em ética e educação em direitos humanos pela ufrgsAtualmente estou na Divisão de Saúde da Polícia Civil
10h – Coffee Break
10h15m – Palestra: Segurança e Violência no dia à dia do Idoso – Delegado Antônio Paulo Torres Machado, Delegacia do Idoso.
Inscrições para debate
12h às 14h – almoço
14h00 – Atividades Lúdicas
14h30 – Palestra: A Importância do Movimento Humano na Vida do Idoso – Alex de Oliveira Fagundes. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências do Movimento Humano – PPGCMH – UFRGS, sob orientação do Prof. Dr. Leonardo Alexandre Peyrê Tartaruga. Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pelo Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista – IPA (1995). Especialização em Ciências do Esporte na ESEF-UFRGS 1996.
Inscrições para debate
Carta de Porto Alegre
Encerramento

20/04/2017 – Quinta-feira
09h – Palestra: Contrarreforma da Previdência – Marilinda M. Fernandes (advogada especializada em direito previdenciário – SINDISPREV)
10h – Coffee Break
Inscrições para debate
12h às 14h – almoço
14h – Palestra: Organização das Despesas Pessoais do Idoso – Maristela Cabral da Silva Piedade, Gerente Administrativa da Empresa African Art Essências; Atua na área de compras e prestação de contas na Faculdade de Farmácia da UFRGS.
Debate
17h – Encerramento

21/04/2017 – Sexta-feira – Atividades Culturais
12h00 – Almoço na Sede Campestre da ASSUFRGS– Feijoada com Pagode
Ponto de encontro: Largo Zumbi dos Palmares (Av. Loureiro da Silva, 1660 – Centro Histórico de POA), às 10h.
22/04/2017 – Sábado – Atividades Culturais

08h – Passeio Caminhos Rurais de Porto Alegre.
Ponto de encontro: Largo Zumbi dos Palmares (Av. Loureiro da Silva, 1660 – Centro Histórico de POA) às 7h30.

Silvia Cunha,
Assessoria de Comunicação e Imprensa Sinditest-PR

Compartilhar.

Autor

Comments are closed.

X