Sinditest é uma das entidades parceiras do projeto Covid-19 como uma doença relacionada ao trabalho

O Sinditest é uma das entidades participantes do projeto Covid-19 como uma doença relacionada ao trabalho, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos pelo parecer número 4.290.745. A iniciativa visa a produção de um dossiê sobre a doença nas diversas atividades de trabalho, por meio de informações e percepções de pessoas que trabalharam e trabalham durante a pandemia fora de domicílio ou dentro de suas casas em companhia de colegas.

Além de dar visibilidade às atividades de trabalho como fontes de infecção e adoecimento pelo SARS-CoV-2, o projeto objetiva ainda oferecer subsídios para que os sindicatos planejem ações que possam auxiliar na prevenção da doença e minimizar suas consequências clínicas e sociais. “Considero muito importante a nossa participação nessa pesquisa. Quanto mais dados tivermos sobre a situação dos trabalhadores e trabalhadoras durante a pandemia, mais condições teremos de lutar para que os direitos destes profissionais sejam resguardados e ampliados”, afirma o coordenador do Sinditest Evandro Castagna.

Para participar da pesquisa, basta que os interessados e interessadas respondam um formulário no Google Forms. Paralelamente ao desenrolar da pesquisa, dados parciais e matérias jornalísticas serão produzidos para dar visibilidade aos diversos aspectos que envolvem a covid-19, as condições e a organização de trabalho neste período de pandemia, as condutas das empresas nos cuidados de seus ambientes e nos casos de adoecimento de seus trabalhadores, as necessidades pelas quais estes passam para que ajudas de diferentes naturezas possam ser oferecidas.

No vídeo abaixo, a Dra Maria Maeno, médica pela Faculdade de Medicina-USP, pesquisadora em Saúde do Trabalhador, com doutorado em Saúde Pública/Faculdade de Saúde Pública-USP, explica como funcionará a pesquisa. Após assisti-lo, clique aqui ou no link a seguir e responda ao formulário:  https://www.congressointernacionaldotrabalho.com/questionário.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR