Sinditest e Conselheiros questionam PROGEPE-UFPR sobre nova Avaliação de Desempenho imposta

Foi realizada na manhã sexta-feira (22) uma reunião entre o Sinditest e o Pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFPR, Douglas Ortiz Hamermuller, para discutir o novo modelo de avaliação de desempenho dos servidores da universidade.

Segundo o gestor a necessidade da Universidade aplicar novo modelo de Avaliação de Desempenho é devido à pressão dos órgãos de controle, uma vez que existe resolução própria 21/08 COPLAD, que institucionaliza tal avaliação.

A proposta do sindicato é que este ano seja mantido o modelo antigo de avaliação e que o novo modelo seja feito em caráter experimental, e há já garantias de que nenhum servidor será prejudcado. Os representantes dos trabalhadores argumentam que esta proposta de mudança foi feita sem a participação do sindicato e sem consultar a categoria, visto que a participação do sindicato é parte da resolução dos conselhos superiores.

Além disso, o sindicato tem recebido denúncias de prática de assédio moral, uma vez que a chefia (principalmente docente) passa a ter papel importante na avaliação individual do servidor, sendo que ao ser avaliada não estará sujeita aos mesmos critérios e possíveis impedimentos de ascensão na carreira.

A gestão da universidade afirmou que será dado um retorno aos dirigentes na próxima terça-feira, indicando a abertura de diálogo com o sindicato.