Reunião com reitor inicia discussões sobre TAC da FUNPAR

Ontem, quarta-feira (26), a diretoria dos SINDITEST acompanhada de trabalhadores da base, reuniu-se com o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, a seu pedido, com presença de representação da FUNPAR e do Hospital de Clínicas, para tratar do início das conversações sobre o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) – acordo judicial assinado entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR) no dia 11 de novembro de 2014.

O TAC previa um plano de desligamento gradual voluntário e estabilidade do emprego para os trabalhadores FUNPAR/HC por cinco anos, ou seja, até outubro deste ano, evitando assim naquele momento uma demissão em massa. O acordo foi assinado pelo o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, e pelo procurador do Trabalho, Ricardo Bruel, acompanhado pelo SINDITEST.

Os trabalhadores da FUNPAR, durante o Acordo Coletivo de Trabalho de 2018, autorizaram a direção do sindicato e a Comissão Obreira, a se reunir com a reitoria para acompanhar o processo e pensar soluções. Nesse sentido, a diretoria do SINDITEST informou ao reitor que irá pautar o tema em assembleia específica já na primeira semana após o carnaval, buscando construir uma solução coletiva junto com os trabalhadores da FUNPAR. Manifestou também que continuará lutando para que a estabilidade seja estendida e que os desligamentos sejam voluntários.

Nesta mesma assembleia será dada a largada ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT/19) e eleita a Comissão Obreira.