Sexta-feira (22) é dia de mobilização nacional contra a Reforma da Previdência

O Sinditest convoca todos os trabalhadores e trabalhadoras da sua base a endossarem os atos previstos para a próxima sexta-feira, 22 de março, “Dia Nacional de Luta e Mobilização em Defesa da Previdência”. A data, promovida pelas centrais, movimentos sociais e entidades sindicais, tem como objetivo iniciar o enfrentamento contra a reforma, o fim das aposentadorias e aumentar a mobilização sobre o tema.

Em Curitiba, a programação do dia de mobilização inclui concentração às 9 horas na Boca Maldita, panfletagem e ato às 11 horas em frente ao INSS, na Rua João Negrão. Em Foz do Iguaçu, entidades sindicais e populares – incluindo o Sinditest – promovem palestra e roda de conversa sobre a reforma da previdência com o economista Eric Gil, do IBEPS – Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais. O evento, que será realizado no IMEA, na Vila A da Unila, tem início às 9 horas. À tarde, estão previstas atividades conjuntas no Bosque Guarani, no centro da cidade.

De acordo com a Fasubra, federação que representa nacionalmente os técnicos administrativos em educação, é de extrema importância a união neste momento entre as entidades sindicais, os movimentos sociais, parlamentares, entre outros setores da sociedade, para fortalecer a mobilização contra essa proposta de reforma da Previdência (PEC 6/2019) e informar melhor os trabalhadores e trabalhadoras sobre os danos, caso seja aprovada.

As entidades reforçam ainda a necessidade de ampliar a atuação no Congresso Nacional e nos estados, intensificando a interlocução e pressão com os parlamentares, além de atuar com a Frente Paramentar Mista em Defesa da Previdência Social.

A Plenária Nacional da FASUBRA Sindical aprovou a participação em todas as iniciativas e fóruns no enfrentamento aos retrocessos e retirada de direitos. A categoria está em estado de mobilização permanente, acompanhando o calendário proposto pelas centrais sindicais que aponta a necessidade de construir a greve geral, caso a proposta de reforma seja encaminhada para votação. A orientação é priorizar a luta contra a reforma da previdência, em defesa dos direitos sociais, em defesa das liberdades democráticas, contra as privatizações, em defesa da educação pública e por melhores condições de trabalho e salário.

A programação de atos nos campi do interior será divulgada em breve.

*Com informações da Fasubra.