Comissão Obreira da Funpar/HC participa de curso de negociação ofertado pelo Sinditest

O curso de negociação ofertado para a Comissão Obreira do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Funpar/HC 2019/2020 e diretores do Sinditest foi realizado nos dias 14 e 15 de março na sede da entidade.

Capacitar os participantes da Comissão Obreira é uma tradição do Sinditest considerando que, para negociar um Acordo Coletivo, é essencial conhecer os índices econômicos e todos os argumentos que possam vir a ser colocados na mesa de negociação.

Na manhã do primeiro dia o ministrante foi Sandro Silva, economista do DIEESE. Sandro abordou o tema Reforma da Previdência. À tarde os participantes contaram com a presença de Gibran Jordão, integrante da Secretaria Executiva Nacional da CSP – Conlutas, que falou sobre análise de conjuntura.

Na segunda parte do curso, o coordenador Nacional do IBEPS, Durval Wanderbroock Junior, explicou como funciona o processo de negociação de ACTs. Mário Montanha, cursista do IBEPS, dirigente sindical e aposentado do Tribunal de Justiça do Paraná, seguiu apresentando um histórico das relações de trabalho. Por fim, foi realizada a elaboração das principais pautas desse ano com o acompanhamento da Dra. Gisele Cantergiani de Freitas, advogada do Sinditest que acompanhará a negociação do ACT.

“A negociação exige dos representantes dos trabalhadores uma preparação e uma qualificação que facilitam o processo negocial, que permitem que os argumentos dos trabalhadores, suas pautas, sua agenda, sejam expressas e negociadas com a patronal ou com o governo da melhor forma possível, mais benéfica para os trabalhadores e trabalhadoras”, explica Durval Junior.

Para a funpariana Josiane de Fátima Kruger, que atua na Unidade de Licitação, o curso é essencial para aqueles que querem participar das negociações com o patronal. “No ano da reforma trabalhista temos muito a aprender, são muitas mudanças para nos atualizarmos e no curso podemos tirar todas as dúvidas. É um conhecimento que temos que ter para não chegarmos despreparados e ficarmos suscetíveis aos ataques patronais. Depois desses cursos foram os melhores acordos coletivos que fechamos, isso quer dizer que nossa preparação está dando resultado” explica Josiane.

Para Rosaninha Silva, uma das novas coordenadoras gerais eleita e ainda não empossada do Sinditest, “o objetivo, mais uma vez, é celebrar um ACT, que promova avanços e impeça retrocesso. O tema principal deste ano é a Reforma da Previdência e seus impactos para a classe trabalhadora, foi importante e esclarecedor entender melhor quais são os impactos da mudança, possibilitando também a elaboração de uma pauta de reivindicações justa” afirma Rosaninha.