Série ‘Conheça a nossa categoria’: Moniely Aparecida de Campos, Assistente em Administração na UTFPR Guarapuava

0

A série “Conheça a nossa categoria”, uma iniciativa do Sinditest em parceria com a CIS UFPR, apresenta na edição de hoje o dia a dia profissional de Moniely Aparecida de Campos, Assistente em Administração na UTFPR Guarapuava. Nossa colega, que há mais de seis anos atua na instituição, é hoje Chefe de Gabinete do campus.

Confira a entrevista nas linhas a seguir:

Qual é a sua formação profissional?

Moniely Aparecida de Campos: Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO.

Quanto tempo você atua no cargo na Instituição?

Moniely Aparecida de Campos: Trabalho na UTFPR há 6 anos e 5 meses e há dois meses como chefe de gabinete do Campus Guarapuava.

Como é a rotina na sua Unidade de lotação? 

Moniely Aparecida de Campos: Atualmente, trabalhando de maneira remota, minha rotina compreende atendimentos, sendo por whataspp, e-mail e telefone. Atendo à colegas de trabalho, estudantes, a comunidade e órgãos externos. Também tenho participado de reuniões com minha equipe de trabalho, com outros grupos de trabalho e com comissões das quais eu participo. Além disso sou responsável pela organização, coordenação e cerimonial das formaturas e outros eventos do campus, que neste momento estão sendo adaptados e ocorrendo de maneira virtual. Dentre as atividades de rotina  estão as demandas administrativas relacionadas a gestão da minha unidade, como encaminhamentos de pedidos, tramitação dos processos, emissão de documentos institucionais tais como portarias e declarações, dentre outros. Atuo ainda como facilitadora do SEI na minha unidade, presidente da CIS-GP e membro da comissão responsável pelo programa de Monitoria no Campus.

Quais as principais atividades que no seu dia a dia são fonte de satisfação profissional e quais são as principais fontes de frustração?

Moniely Aparecida de Campos: Gosto muito de realizar os atendimentos, principalmente aos estudantes. Gosto de prestar-lhes um acolhimento com carinho, respeito e educação para que se sintam bem recebidos dentro da instituição. E o carinho que tenho por eles é genuíno, logo não vejo motivos para não transmitir.

Também gosto de trabalhar com os eventos. As formaturas particularmente estão sendo fonte de muita satisfação. É um momento muito importante na vida do formando. E para mim, particularmente, é muito gratificante ver o estudante se formando, o qual muitas vezes eu atendi e pude auxiliar de alguma forma durante o desenvolvimento da graduação. Sabemos que muitos estudantes encontram muitas dificuldades durante a graduação e muitas vezes compartilham essas dificuldades quando conversamos e ver seus nomes na lista de formandos é muito emocionante e gratificante, dá um quentinho no coração e me deixa muito satisfeita e orgulhosa do meu trabalho. Acredito muito no ensino público gratuito e para todos e me causa imensa satisfação trabalhar na concretização de uma atividade com esse valor social.

A principal fonte de frustração nesse momento é o cenário político nacional que nos encontramos, no qual a da educação não é compreendida e dessa incompreensão surgem ataques e muitas ações que tem por objetivo a precarização da educação pública e dos serviços públicos em geral. Essa precarização nos afeta diretamente. Em nosso campus percebo que a falta de técnicos sobrecarrega a todos. Devido a isso muitas vezes me vejo trabalhando além das minhas possibilidades, sem poder dedicar o tempo e a atenção que julgo necessários e sem possibilidades de assumir outras demandas e atividades nas quais eu gostaria de me envolver.

Como sua função/atividades se relacionam com o cotidiano da instituição?

Moniely Aparecida de Campos: Minhas atividades estão diretamente relacionadas com o cotidiano da instituição no apoio administrativo à realização das atividades que o campus desenvolve para a alcance da qualidade no desenvolvimento as ações de ensino, pesquisa e extensão.

Qual é a importância que você atribui ao desenvolvimento do seu trabalho?

Moniely Aparecida de Campos: Acredito na educação como instrumento e caminho da transformação social. Segundo Paulo Freire, no escrito Educação e esperança, (2003, p.52):

 

 

 

 

 

 

 

Acredito que meu trabalho é extremamente importante como agente, mesmo que maneira indireta, nesse processo que é a Educação pela visão do Educador Paulo Freire.

Releia as entrevista realizadas na primeira temporada da série: digite no seu buscador os temos “conheça a nossa categoria Sinditest”.

Compartilhar.

Autor

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR

Comments are closed.

X