Série ‘Conheça a nossa categoria’: Cristiane Lopes, Assistente em Administração na UFPR

A série “Conheça a nossa categoria”, uma iniciativa do Sinditest em parceria com a CIS da UFPR, retorna após uma breve pausa trazendo a entrevista de Cristiane Lopes, Assistente em Administração na Universidade Federal do Paraná. Nossa colega, que atualmente está lotada no departamento de Psicologia, nos conta, nas linhas a seguir, um pouco do seu dia a dia e compartilha com as leitoras e com os leitores os desafios e as alegrias da profissão. Confira!

Qual é a sua formação profissional?

Cristiane Lopes: Sou graduada em Letras, aqui pela UFPR. Antes de entrar na universidade trabalhei 15 anos em uma empresa pública, nas áreas de atendimento, de captação de recursos humanos e treinamento.

Quanto tempo você atua no cargo na Instituição?

Cristiane Lopes: Ingressei como técnica na UFPR em julho de 2017. A maior parte desses quatro anos trabalhei em coordenação de curso de graduação e estou há 10 meses no Departamento de Psicologia.

Como é a rotina na sua Unidade de lotação?

Cristiane Lopes: Ainda estou me familiarizando com todas as atividades do departamento (mudei de unidade no meio da pandemia e ainda não aprendi tudo) mas o que fazemos, basicamente, são as rotinas administrativas da unidade, como secretariar reuniões, controlar os bens patrimoniais da unidade, compras, tarefas relativas a concurso para contratação de docentes, auxiliar na distribuição de carga horária docente, apoiar os professores na rotina burocrática que faz parte da pesquisa, do ensino e da extensão, atender os alunos do curso e também a comunidade externa.

Quais as principais atividades que no seu dia a dia são fonte de satisfação profissional e quais são as principais fontes de frustração?

Cristiane Lopes: Nenhuma atividade por si só é fonte de satisfação para mim. A satisfação vem quando vejo que meu trabalho resultou em algo positivo e relevante para a comunidade. O que me frustra é a burocracia excessiva de alguns processos, e a falta de compreensão de muitos docentes sobre funcionamento da universidade e do serviço público.

Como sua função/atividades se relacionam com o cotidiano da instituição?

Cristiane Lopes: Estão diretamente relacionadas. A maior parte das minhas tarefas são necessárias para que um professor possa ministrar suas aulas.

Qual é a importância que você atribui ao desenvolvimento do seu trabalho?

Cristiane Lopes: Considerando a forma como a universidade se organiza hoje, acredito que trabalho do assistente em administração dentro de um departamento é extremamente importante. Para que um professor possa estar efetivamente em sala dando aula, seja presencial ou a distância, há vários passos que dependem de quem executa as tarefas administrativas.

Releia as entrevista realizadas na primeira temporada da série: digite no seu buscador os temos “conheça a nossa categoria Sinditest”.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR