Semana da Enfermagem terá debates e ato em defesa dos trabalhadores

Desde a década de 1940 no Brasil, entre os dias 12 e 20 de maio é celebrada a Semana da Enfermagem. As datas marcam, respectivamente, o nascimento da britânica Florence Nightingale, em 12 de maio de 1820, e o falecimento da brasileira Anna Justina Ferreira Néry, em 20 de maio de 1880. Estas duas enfermeiras marcaram a história da profissão no mundo e no Brasil. Cada uma a seu tempo contribuiu decisivamente para estabelecer as bases da enfermagem como profissão técnica e científica. A Dama da Lâmpada, como ficou conhecida Florence Nightingale, foi pioneira no tratamento aos feridos da Guerra da Crimeira, desenvolvendo o olhar holístico que seria mais tarde a base para a enfermagem moderna. Anna Néry teve seus filhos enviados aos campos de batalha e se voluntariou para atuar como enfermeira durante a Guerra do Paraguai, permanecendo na linha de frente dos hospitais militares durante toda a campanha. Anna Néry também foi a primeira mulher a entrar para o Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.

Infelizmente, o histórico de desvalorização desta profissão faz com que pautas como a carga horaria máxima de 30 horas semanais, o pagamento do adicional de insalubridade em grau máximo, a garantia de equipamentos de proteção individual e condições de trabalhos dignas, bem como o reconhecimento social da profissão e a valorização salarial continuem sendo bandeiras de luta desses trabalhadores e trabalhadoras. O Sinditest-PR se soma a esses profissionais em sua luta diária por reconhecimento para além das palmas.

Hoje, neste Dia Mundial da Enfermagem, iniciamos uma série de debates sobre as condições de vida e de trabalho desses profissionais, que será transmitida todos os dias, sempre às 17h, na página do Sinditest-PR no Facebook. No dia 20, encerraremos essa semana de atividades com um Ato em frente ao Hospital de Clínicas da UFPR em homenagem aos que perderam suas vidas no enfrentamento dessa pandemia e em defesa da vida daqueles que seguem nessa batalha contra o coronavírus.

Parabenizamos os trabalhadores e as trabalhadoras da Enfermagem por seu dia, reafirmando o compromisso do Sinditest-PR com sua luta diária por melhores condições de trabalho, de renda e de vida!

A primeira live da semana da enfermagem que o Sinditest está promovendo às 17h teremos como tema Enfermagem como profissão.

Convidados:

Fernanda Moura D’ Almeida Miranda

Professora Adjunta do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Prática do Cuidado em Saúde da UFPR. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem UFPR. Doutora em Enfermagem UFPR, com estágio de doutoramento na Universita degli Studio di Milano – Clinica del Lavoro Luigi Devoto. Membro do Grupo de Pesquisa Multiprofissional em Saúde do Adulto (GEMSA/UFPR). Editora Assistente da Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro. Membro Fundadora da Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (ABRASTT).

Aida Maris

Bacharel e Licenciada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Paraná (1989), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2006), Pós-Doutora pela Universidad de Alicante, Espanha (2011), Pesquisadora Visitante na Nanyang Technological University de Singapura (2018). Foi enfermeira do Hospital de Clínicas de 1994 a 2003 e enfermeira do Casa 3 de 2003 a 2004. A seguir migrou para o quadro docente da UFPR. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Professora dos cursos de Enfermagem e de Informática Biomédica.