Ricardo Marcelo e Graciela são nomeadas para a Reitoria da UFPR

0

Vitória da democracia. Terminou ontem o imbróglio envolvendo o processo eleitoral para a Reitoria da UFPR. Os professores Ricardo Marcelo Fonseca e Graciela Bolzon de Muniz foram reconduzidos aos cargos de Reitor e Vice-Reitora da instituição por meio de decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro. O documento foi publicado nesta quinta-feira (10)  no Diário Oficial da União. A dupla, reeleita pela comunidade acadêmica com 83% dos votos na maior consulta pública da história da UFPR, segue à frente da gestão da entidade pelos próximos quatro anos.

Contestada pela candidatura de oposição, composta pelos docentes Horácio Tertuliano e Ana Paula Cherobim, a composição da lista tríplice enviada ao MEC foi motivo de muita polêmica. Isso porque os perdedores, contrariando uma tradição respeitada desde os anos 80, se recusaram a retirar o nome da chapa do documento que seria enviado ao Ministério. No entanto, em duas instâncias, os postulantes, que já haviam perdido “de lavada” as eleições, foram novamente derrotados, desta vez no Judiciário.

A tentativa de golpe no processo eleitoral mobilizou as três categorias que compõem a instituição para uma campanha em defesa da democracia, intitulada #RetiraHoracio. No intuito de pressionar as autoridades competentes, técnicos(as), estudantes e docentes promoveram atos, buzinaços, twittaços e se articularam politicamente, ações que ajudaram a assegurar que a vontade expressa nas urnas fosse respeitada pelo governo Bolsonaro.

“Na atual conjuntura devemos considerar a nomeação do candidato mais votado como uma vitória. Em outras universidades federais o mesmo não aconteceu. A mobilização da categoria foi essencial para que a democracia prevalecesse. Este era o desfecho esperado por todos. Desejamos que gestão seja como o processo até agora: democrática e disponível para ouvir as demandas da nossa categoria, pois o Sinditest seguirá firme nas reivindicações e defesa das técnicas e técnicos-administrativos”, finalizou a coordenadora geral da entidade Mariane Siqueira.

Compartilhar.

Autor

Comments are closed.

X