Reitoria anuncia EBSERH em Toledo

Uma obra de R$16 milhões de reais, que demorou três anos para ser concluída. O Hospital Regional de Toledo, que deverá atender pacientes de 17 municípios da região, será gerido pela EBSERH – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, a mesma que gerencia o Hospital de Clínicas da UFPR.

O protocolo de intenções entre a Prefeitura de Toledo, Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), Ministério da Saúde, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e EBSERH foi formalizado no dia 20 de março, em Brasília. A decisão foi anunciada à comunidade acadêmica dois dias depois, durante a última sessão do COPLAD – Conselho de Planejamento e Administração da UFPR.

Prevista para abril, a próxima reunião do Conselho terá como pauta a adesão do hospital universitário à EBSERH, que será responsável pela contratação de funcionários e funcionárias.

Para a conselheira Carla Cobalchini, uma das representantes da bancada dos técnicos, a decisão é precipitada. “O Conselho, depois de mais de quatro anos de aprovação da gestão da EBSERH, não fez uma única sessão para avaliar o contrato com o HC e com a Maternidade Vitor Ferreira do Amaral e mesmo assim decidirá por uma nova concessão”, afirmou.

O Sinditest acompanha de perto a questão.