Reitor da UTFPR se pronuncia sobre cortes e impactos na assistência estudantil

Em pronunciamento realizado na última sexta-feira, 24 de junho, Marcos Schiefler, Reitor da UTFPR, fala sobre a portaria publicada pelo governo federal que cancela, de maneira definitiva, uma parte das dotações orçamentárias discricionárias para o ano de 2022. Na instituição, a medida representa quase 10 milhões de reais a menos para o cumprimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão – deste montante, aproximadamente R$1.587.000,00 seriam destinados para a assistência estudantil.

“Nós já tínhamos tido o anúncio de um corte, todos devem se lembrar, de 14,5%. Com a força que fizemos juntamente com o Congresso Nacional conseguimos reduzir para a metade, mas hoje essa portaria deixa claro que esses recursos originariamente destinados ao Ministério da Educação acabaram sendo alocados em outras pastas, que a gente chama de despesas obrigatórias, e dificilmente voltarão para a educação, ou seja, para a própria UTFPR”, explicou.

Segundo o Reitor, a situação é crítica e exige mobilização imediata. A Andifes, entidade que congrega os dirigentes das universidades federais brasileiras, articula em Brasília uma resposta aos cortes. No dia 22, em conjunto com a Frente Parlamentar em Apoio às Universidades, realizou um Ato na Câmara dos Deputados Federais exigindo o fim dos bloqueios nas universidades federais. A estratégia da associação envolve, com o apoio de lideranças políticas e parlamentares, esforços junto ao MEC e ao Ministério da Economia para a reversão do cancelamento das verbas.

Na avaliação da direção do Sinditest-PR, a portaria é gravíssima e integra a política de destruição da educação, da ciência e, sobretudo, dos serviços públicos impetrada de modo deliberado pelo governo Bolsonaro.

“A manutenção das iniciativas de assistência estudantil é fundamental para a permanência dos estudantes de baixa renda na Universidade. Neste momento deveríamos ampliar o investimento público e não ao contrário. A retomada da economia, do progresso, dos avanços em nosso país é indissociável do aumento no acesso à educação. Não podemos permitir mais um retrocesso, precisamos nos mobilizar”, afirma o dirigente sindical Evandro Castagna.

Clique no vídeo abaixo e assista na íntegra o discurso do Reitor Marcos Schiefler!

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR